Projeto Eu Faço Cultura chega a BH
O projeto Eu Faço Cultura aporta hoje em Belo Horizonte, anunciando uma série de eventos que se dividem em espetáculos, exposições e oficinas e que abordam diversas áreas do conhecimento.
Publicado 28/06/2007 15:07 | Editado 04/03/2020 16:52
Promovido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), o Eu Faço Cultura já rodou por seis cidades do Brasil – entre elas Belém e São Luís – e, em Belo Horizonte, vai trazer atrações substanciosas, com destaque para a oficina de fotografia com o paraense Luiz Braga e a de música com o grupo brasiliense Som Catado, além do show do cantor Nando Reis, que fecha a programação do fim de semana.
Além de Belo Horizonte, Governador Valadares é outra cidade de Minas Gerais que também vai receber o projeto nos próximos dias. Ao todo, serão realizadas 30 semanas culturais por todo o país, até o final deste ano. ''O critério de escolha das cidades participantes foi atender todo o país, levando em conta a diversidade cultural de cada região. As oficinas de música, por exemplo, levam em conta os diversos ritmos regionais. As oficinas de fotografia valorizam as paisagens e os olhares de cada região onde elas acontecem. Os shows aproximam o público dos artistas nacionais'', diz José Carlos Alonso, presidente da Fenae.
Segundo o dirigente, o Eu Faço Cultura tem sido um sucesso por onde passa. ''Em Belém, por exemplo, tivemos um show que reuniu mais de 4.000 pessoas. As oficinas, todas gratuitas, têm atraído um público variado, que inclui de iniciantes a profissionais, e a avaliação de todos tem sido bastante positiva'', explica Alonso. Os músicos profissionais que participam das oficinas têm elogiado tanto a metodologia como a troca de experiências.
''Os iniciantes também elogiam as aulas, além de valorizarem a oportunidade de se apresentarem no show de abertura de artistas da música popular brasileira. O projeto que envolve a fotografia também tem tido ampla repercussão tanto nas exposições dos fotógrafos como nas oficinas'', avalia. Alonso explica que uma das principais características do projeto é ser interativo. ''Há, inclusive, a possibilidade de os participantes das oficinas de música se apresentarem na abertura de cada show desses artistas de grande porte, como Nando Reis'', diz o presidente da Fenae.
E a Fenae já pensa numa próxima edição do projeto. ''O início da campanha de adesões ao Eu Faço Cultura 2008 está previsto para o segundo semestre deste ano. O projeto será ampliado e vai incorporar outras áreas da cultura e aperfeiçoar o que já vem sendo feito com sucesso'', adianta Alonso.
Mais informações: http://www.eufacocultura.com.br/
Fonte: Jornal O Tempo