Brasil e UE lançam associação estratégica em reunião de cúpula

O Brasil, reconhecido como líder regional e grande ator em nível internacional, celebrará na próxima quarta-feira em Lisboa sua primeira reunião de cúpula com a União Européia, durante a qual será lançada uma associação estratégica seguida de uma tenta

Para o presidente Luiz Inacio Lula da Silva significa uma grande oportunidade de fazer ouvir a voz de seu país pelos grandes da Europa, que confirmaram a presença na capital portuguesa para discussões formais e informais com o chefe de estado brasileiro.


 


Estarão presentes o presidente em exercício da UE e primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates; o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso; e o Alto representante do bloque para a Política Externa Javier Solana.


 


Junto deles também estarão a chanceler alemã, Angela Merkel (ex-presidente da UE), e o primeiro-ministro da Eslovênia, Janez Janza (presidente a partir de janeiro de 2008).


 


O presidente português Anibal Cavaco Silva está organizando um jantar informal ao qual já confirmaram presença o presidente francês, Nicolas Sarkozy; o chefe do executivo italiano, Romano Prodi; e o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.


 


O assunto principal da cúpula é o lançamento de uma associação estratégica entre a UE e o Brasil que coloca o gigante sul-americano num nível de relações com os europeus comparável ao existente com potências como Estados Unidos, China e Rússia.


 


“A associação estratégica nos permitirá continuar desenvolvendo a cooperação em setores básicos como a energia, o transporte marítimo e o desenvolvimento regional”, havia explicado a comissária européia das Relações Exteriores, Benita Ferrero Waldner, ao apresentar a proposta.


 


Entre as prioridades dessa estratégia estão a de “trabalhar em conjunto num sistema mais efetivo das Nações Unidas” e a de conseguir a “integração regional com o Mercosul”.


 


Como parte disso, destaca-se a “determinação conjunta” de concluir de forma satisfatória as negociações para um acordo de livre comércio entre a UE e o bloco sul-americano integrado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.


 


Depois do fracasso de uma reunião crucial da Organização Mundial de Comércio (OMC) pela rodada de Doha organizada em Potsdam (Alemanha), o Brasil vê na reunião com a UE uma possibilidade de aproximar posições na delicada questão, declarou durante a semana o chanceler brasileiro Celso Amorim.


 


Depois da passagem por Lisboa, Lula se dirigirá a Bruxelas, onde participará na quinta-feira de uma conferência sobre Biocombustíveis, na qual estão previstas a assistência de ministros dos Estados Unidos, China, Índia, Argentina, Malásia e Indonésia.


 


Em Bruxelas, Lula almoçará com comissários europeus e vai se encontrar com membros do Europarlamento.


 


Fonte: AFP