Procissão de São Pedro vira pauta obrigatória do calendário da Sepror

Bastou apenas compartilhar um pouco de alegria e de fé com aproximadamente três mil pessoas que desfilavam sorrisos em embarcações vizinhas para o secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra, an

Uma das mais tradicionais festas religiosas do Amazonas, a Procissão de São Pedro chegou no dia 29/06 à sua 58ª edição, mas esta foi apenas a primeira vez que a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) participou. A programação do evento iniciou às 13h e só terminou à noite, incluindo missas, procissão fluvial, música, romaria e concursos de gastronomia. O barco da Sepror, com aproximadamente 60 servidores e convidados, foi apenas uma das cerca de 80 embarcações que se entrelaçaram nos rios para celebrar o dia mais importante do ano para a classe dos pescadores.


 


Segundo o presidente do Sindicato dos Armadores do Estado do Amazonas (Sindarp), Pedro Neto, o dia de São Pedro e da procissão é aguardado todos os anos com ansiedade pelos pescadores, representando um dos eventos mais nobres do calendário da classe ''desde que o mundo era mundo''.


 


Ele se disse satisfeito com a decisão de Bezerra de tornar o evento pauta obrigatória da Sepror e afirmou acreditar que a festa só tem a ganhar com a maior participação do governo e da própria classe. ''Agora é a nossa festa. Com certeza a aproximação do poder público é muito boa, só tem a somar. Nós temos o governo como parceiro e isso é muito importante tanto pro crescimento da festa como pro próprio desenvolvimento das atividades da classe'', disse Neto.


 


O secretário Eron Bezerra afirmou que a Sepror tem que se fazer presente em todas as atividades culturais, econômicas e sociais do setor, prestigiando o trabalhador rural do Amazonas em todas as áreas e atuando realmente como um parceiro em todos os momentos da cadeia produtiva.


 


''Se há uma manifestação de ordem cultural, religiosa, como é a Procissão de São Pedro, nós temos que vir render homenagens a esse pessoal. Nós temos que fazê-los entender que a Sepror é parte deles, porque eles são parte da Sepror'', disse Eron.  ''O objetivo com a inclusão da festa no nosso calendário é que nos próximos anos ela já esteja devidamente prestigiada, independente do secretário A, B ou C que esteja aqui. Isso é ao mesmo tempo um ato de respeito e uma ação mais do que natural, porque nós temos na base da nossa produção 110 mil pessoas ligadas diretamente à pesca'', concluiu.


 


Além de Bezerra, a caravana da Sepror também registrou a presença do diretor-presidente da Agência de Agronegócios do Amazonas (Agroamazon), Valdelino Cavalcante, do secretário executivo adjunto da Pesca e Aqüicultura do Amazonas, Geraldo Bernardino, e de vários outros servidores ligados à Sepror e instituições parceiras do órgão.


 


Assessoria de Comunicação
Sistema Sepror