Aclamado pelo povo cearense, Lula calou os tucanos em Fortaleza

O presidente Lula deixou um nó na garganta dos tucanos que reclamaram mais obras do Governo Federal no Ceará. Essa é a avaliação do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), acerca da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Fortaleza, no início da


''Lula é um danado! Não importa quanto tempo passe, nem as dificuldades pra governar um país como o Brasil: em contato direto com o povo, ele sempre faz a diferença'', comentou Chico Lopes, momentos antes de retornar a Brasília, deixando Fortaleza como integrante da comitiva oficial do presidente da República. ''Lula reforçou principalmente a importância do PAC, falando com muita fé, com muita segurança. Transmitiu à população presente que o PAC é uma solução a curto, médio e longo prazo'', destacou Chico Lopes, acrescentando que as obras anunciadas, nas área de saneamento básico e infra-estrutura de transportes, trarão melhorias tanto nas condições de saúde pública quanto na geração de emprego e renda.
 
Siderúrgica: Lula voltará ao Ceará
 
Em contraste com as muitas especulações veiculadas na imprensa, muitas das quais tendo partindo de fontes que se supunham credenciadas para antecipar o discurso do presidente, Lula não deu uma palavra definitiva sobre o projeto da siderúrgica Ceará Steel. Investidores, Governo do Estado do Ceará e Petrobras vêm há vários meses trocando declarações públicas e respostas mútuas, sobre diversos pontos de discordância – o principal deles: o preço do gás natural.
 
A Petrobras se comprometeu a oferecer o produto a preço subsidiado para o futuro parque siderúrgico cearense. Representantes da empresa chegaram a assinar protocolo de intenções firmando o acordo, mas voltaram atrás meses depois, alegando inviabilidade do negócio. Desde então, o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, passou a ser duramente atacado por parlamentares cearenses – especialmente pelos tucanos, que cobraram do presidente Lula a promessa de cooperação para tirar do papel a Ceará Steel.
 



''Lula desautorizou quem tentou falar por ele''
 
Para Chico Lopes, o presidente Lula agiu com habilidade, na visita desta terça-feira a Fortaleza, evitando a pressão que setores da oposição tentaram criar para a ocasião. ''Lula desautorizou quem tentou falar por ele. Falou sobre a siderúrgica sim, mas adiantou que retornará ao Ceará, especificamente para tratar desse tema. Teve muita gente querendo falar antes pelo presidente, mas, como a gente achava, não havia clima pra isso. A ocasião era dedicada ao PAC'', afirma o parlamentar comunista.
 
Chico Lopes destacou ainda a importância das obras anunciadas por Lula para o Ceará. ''Ele responde às críticas e, muito mais importante do que isso, faz justiça com o povo cearense. Foi muito importante o acordo assinado com os prefeitos de vários municípios. E serão beneficiadas desde cidades de 50 mil habitantes até Fortaleza e Região Metropolitana'', enfatiza Lopes, que, assim como o senador Inácio Arruda, representou o PCdoB na visita de Lula ao Ceará.
 



Investimentos chegam a R$ 3,2 bilhões
 
Na primeira solenidade esta noite em Fortaleza, o presidente Lula, acompanhado da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, assinou contratos para obras de saneamento básico nos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Sobral e Juazeiro do Norte, totalizando uma previsão de R$ 3,2 bilhões em investimentos. Entre as obras, o projeto de urbanização do Rio Maranguapinho, a construção e recuperação de moradias para famílias de áreas de risco de Fortaleza, Maranguape, Maracanau e Caucaia. Já as cidades de Sobral, na região Norte do Estado, e Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, receberão recursos do PAC para projetos promovidos pelas prefeituras em parceria com o Governo Federal.
 
Na segunda solenidade da noite, Lula participou da abertura da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, acompanhado pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e pelo presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, Chico Menezes.


Apoio popular



Como de costume, a presença de Lula na capital cearense levou milhares de pessoas de vários municípios a se fazerem presentes – desta vez, ao Palácio Iracema, sede do Governo do Estado, onde aconteceu o primeiro evento da noite desta terça-feira. Em clima de euforia, o povo cearense, mais uma vez, demostrou seu apoio ao governo popular que ousou adotar como palavra de ordem e objetivo a ser alcançado fazer do Brasil um país de todos.
 
De Fortaleza,
Dalwton Moura