Bancários apóiam emenda em defesa do Banrisul

Os bancários gaúchos abriram mais uma frente de atuação para tentar barrar o processo de abertura do capital do Banrisul. Nesta segunda, a categoria lançou um abaixo-assinado, que pretende reunir apoios a uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apr

A PEC propõe alterações no artigo 22 da Constituição Estadual, determinando que a venda de empresa pública, que exceda 5% do capital social, deve passar por aprovação da Assembléia Legislativa.


 


O objetivo é criar regras mais rígidas para a alienação de patrimônio público, a começar pelo Banrisul, como explica Fábio Soares Alves, secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre.


 


“Pela PEC apresentada, como o Banrisul está vendendo mais de 5% do seu capital, ela entra no debate do Banrisul. Ou seja, é preciso uma autorização da assembléia para fazer este tipo de modificação”, diz.


 


O dirigente do sindicato afirma que a venda de ações preferenciais do banco vai tirar do Banrisul sua característica de banco social.


 


“No momento em que a dona Yeda abre o capital do Banrisul, adquire novos sócios e coloca ações da empresa no mercado de ações, ele perde o caráter de banco social, principal característica do Banrisul, passando a privilegiar a questão do banco comercial”, afirma.


 


De acordo com o Sindicato dos Bancários, existem 30 comitês em defesa do Banrisul espalhados pelo Rio Grande do Sul, que vão realizar o trabalho de coleta de assinaturas.


 


Fonte: Agência Chasque