Sem categoria

Dirigente do PCdoB diz que conservadores estão sabotando Mercosul

O secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, José Reinaldo Carvalho, foi recebido nesta terça-feira pelo embaixador  da República Bolivariana da Venezuela,  Júlio José Garcia Montoya, na sede da Embaixada em Brasília.

O dirigente comunista manifestou “total solidariedade” com a República Bolivariana da Venezuela e ao seu presidente Hugo Chávez “na luta em defesa da independência nacional e para abrir caminhos para o socialismo, nas condições peculiares da Venezuela e da época atual”. Ele também parabenizou o povo venezuelano, através de seu embaixador, pela passagem do 196º aniversário da Proclamação da Independência. 


 


 


Ao sair da audiência,  em declarações ao Vermelho, o José Reinaldo criticou severamente a posição de setores do Senado brasileiro que estão obstruindo a aprovação do ingresso da Venezuela no Mercosul. Para ele, “os senadores direitistas e neoliberais  estão fazendo uma provocação e sabotando o Mercosul e a integração latino-americana, no que prestam um desserviço antes de tudo ao Brasil, cuja estratégia de desenvolvimento nacional está indissoluvelmente ligada ao êxito do  Bloco e da integração continental como um todo”.


 


 


José Reinaldo considera necessário que as forças progressistas e o movimento popular do Brasil manifestem sua solidariedade com a Venezuela de Hugo Chávez “num momento em que o imperialismo norte-americano concentra seus ataques contra esse país e esse líder que materializam, nesta etapa histórica, as melhores aspirações de libertação nacional e social de todos os povos da América Latina”.


 


 


O representante do PCdoB diz também apoiar Hugo Chávez quando o presidente venezuelano afirma que seu país não deve desculpas ao Senado brasileiro. O dirigente comunista ressaltou ainda que é “de grande importância o ingresso da Venezuela no Mercosul, sem que se imponha nenhuma condicionalidade”.