Brasil tem dupla nas semifinais de tênis em Wimbledon

Os brasileiros André Sá e Marcelo Melo estão cada vez mais na história de Wimbledon. Nesta sexta-feira (6) eles se classificaram para as semifinais da chave de duplas ao derrotarem Daniel Nestor, do Canadá, e Mark Knowles, de Bahamas, por 3 sets a 0, com

Apesar de estarem diante dos cabeças-de-chave número 3 e que foram finalistas no All-England Club em 2002, Sá e Melo tiveram o jogo mais fácil do torneio. Nas outras três partidas, eles tiveram de disputar cinco sets e, em uma delas, o confronto chegou perto das seis horas de duração.



Em busca de vaga na decisão, Sá e Melo enfrentarão Arnaud Clement e Michael Llodra, décimo pré-classificados. Os tenistas franceses avançaram ao baterem os israelenses Harel Levy e Rajeev Ram por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 6-2 e 6-2.



A vitória desta sexta-feira é uma das mais expressivas do breve histórico da dupla brasileira. Nestor e Knowles, de 36 e 34 anos de idade, respectivamente, já são uma dupla veterana do circuito internacional, com títulos do Aberto da Austrália, de Roland Garros e do Aberto dos EUA, e ocupam o terceiro lugar no ranking.



Sá e Melo, por sua vez, estão em ascensão e já ocupam o 18º lugar na Corrida dos Campeões -que conta apenas os resultados deste ano. A melhor campanha deles em 2007 foi o título do Torneio de Estoril, disputado em quadra de saibro, contra os argentinos Martin García e Sebastian Prieto.



A histórica campanha dos brasileiros começou com vitória sobre os franceses Nicolas Mahut e Paul-Henri Mathieu. O jogo foi decidido com parcial de 9-7 na série final e com muita confusão. Mahut partiu para a briga com Melo, acreditando que o brasileiro teria encenado uma contusão no último set.



Posteriormente, os brasileiros fizeram um dos jogos mais acirrados da história de Wimbledon. Foram 102 games -recorde da competição- até que eles fechassem a partida contra Paul Hanley, da Austrália, e Kevin Ullyett, do Zimbábue, por 28 a 26 no quinto set -outro recorde em uma parcial.



Na terceira rodada, eles enfrentaram os tenistas de menos renome, mas que também complicaram. Com 6 a 4 no quinto set, Sá e Melo derrubaram o alemão Christopher Kas e o austríaco Alexander Peya, tenistas que estão por volta das posições 50 e 60 do ranking.