Quilombolas recebem a Tocha do Pan

Começa a contagem regressiva para o início dos Jogos. Nesta segunda-feira (9), a Tocha chega ao Estado do Rio de Janeiro pela comunidade quilombola Campinho da Independência. A comitiva ainda passará pelas cidades de Paraty e Angra dos Reis. A abertura of

O quilombo Campinho da Independência está localizado ao sul do Estado do Rio de Janeiro, a 20 km da cidade de Paraty, entre os povoados de Pedras Azuis e Patrimônio. É banhado pelo rio Carapitanga e servido por cachoeiras e pela exuberante Mata Atlântica.



Os quilombolas de Campinho cultivam arroz, feijão e milho. Também plantam mandioca (aipim) e cana de açúcar, usadas também para a produção de farinha e pinga. Frutas como manga, graviola e laranja são abundantes. A maioria dos moradores é de artesãos, e seus balaios, cestos e peneiras são muito apreciados pelos turistas que freqüentam Paraty e região.



Única comunidade quilombola reconhecida pela Fundação Palmares, no Estado do Rio de Janeiro, em março de 1999, a origem do quilombo é muito peculiar. Todos os moradores são descendentes de três escravas: Antonica, Marcelina e Luiza. Segundo as histórias contadas pelos mais velhos, as três não eram escravas comuns, porque tinham cultura, posses e habitavam a Casa Grande. Conta-se que no local existiam grandes fazendas, sendo a Fazenda Independência a mais importante. Após a abolição da escravatura, os fazendeiros abandonaram suas propriedades e as terras foram divididas entre aqueles que nela trabalhavam.



Uma comemoração típica no Campinho da Independência começa cedo. A partir das 7 horas, fogos e tambores anunciam o dia de festa e será servido o café da manhã da roça. A recepção ao comboio será feita pelo ator Milton Gonçalves e pelo embaixador dos Jogos, o ex-atleta Robson Caetano, recordista mundial nos 300 metros. Os ministros do Esporte, Orlando Silva Jr., e da Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, e os secretários de Estado do Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, e de Ação Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, estarão presentes.



O revezamento começa às 8h30 e terá apenas um quilômetro, percorrido por cinco condutores. Um dos nomes é a ex-atleta Aída dos Santos, que fez história no atletismo por ter sido a única mulher da delegação do Brasil nas Olimpíadas de Tókio (1964). Também participam quatro pessoas da comunidade: Mãe Nitinha representará os religiosos africanos; professor Kabenguelê Monanga, os intelectuais; Creusa Maria Oliveira, as domésticas; e Ronaldo dos Santos, é representante do próprio quilombo de Campinho.



O percurso acaba às 9h30, no campo de futebol da comunidade. Haverá apresentação de capoeira e jongo. Antes de a Tocha seguir para Paraty, um show do grupo Cidade Negra encerra o evento.



Fonte: Ministério do Esporte / Secretaria-Executiva do Comitê de Gestão do Governo Federal para os Jogos Rio 2007 (Sepan)