Foguete com experimentos científicos será lançado em Alcântara

O Centro de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão, já está na fase final dos preparativos para o lançamento do foguete VSB 30, de 12 metros de comprimento, previsto para a próxima quarta-feira (11) como parte da Operação Cumã II, nome dado em homenagem a

Será um vôo de 20 minutos, que atingirá a altitude de aproximadamente 280 quilômetros, destinado a colher experiências científicas quanto ao comportamento de elementos e substâncias em ambiente de reduzida gravidade.



“Na medida em que se atinge uma altitude dessa natureza a gravidade torna-se diminuta, e isso permite a aferição de resultados científicos em situações fora da rotina, mas muito úteis para o progresso da ciência”, explica o tenente-coronel Fausto Barbosa, comandante responsável pelo lançamento.



Ao atingir o ponto mais alto do vôo, o foguete ficará numa posição de quase inércia, durante pouco mais de 6 minutos, quando estará pendendo para o sentido horizontal, para em seguida voltar à Terra, onde deverá ser resgatado no mar, por questão de segurança. Será nesse tempo que ocorrerá o colhimento das experimentações, que vão ser acessadas por meio de gravações internas e de monitoramento terrestre, de acordo com o comandante.



Vão ser feitas nove experiências nas áreas de biotecnologia, engenharia, física, nanotecnologia e medicina, das quais participam universidades e institutos de pesquisa, que ajudam a custear a missão.



O VSB 30 realizou o primeiro vôo em 2004, mas apenas a título de experiência. Depois disso, outros dois vôos da mesma natureza foram realizados, na Suécia, por meio de foguetes fabricados no Brasil. São utilizados dois motores nesses foguetes, que revezam a propulsão durante o trajeto. O veículo espacial foi realizado em parceria do Instituto de Aeronáutica e Espaço, do Centro Tecnológico Aeronáutico (CTA), com a Agência Espacial Alemã, com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia e da Agência Espacial Brasileira (AEB).



O custo do foguete, em toda a sua estrutura e no que se refere ao combustível utilizado, foi de 900 mil euros, sendo que a despesa total da experiência só será levantada ao final da operação, considerando que uma série de aparatos correm por conta das organizações participantes do projeto.



De acordo com o tenente-coronel Barbosa, a Base de Lançamentos de Alcântara implantou diversas providências para melhorar a segurança dos lançamentos de foguetes, desde o acidente ocorrido em 2003, quando uma dessas naves explodiu em terra, vitimando 21 pessoas na base.



Uma das 9 experiências que vão ser feitas no vôo do VSB 30 é a medição dos efeitos da microgravidade nas reações de enzimas no organismo humano, quanto à velocidade e a dinâmica na interação com as paredes das células, um projeto do Centro Universitário da Faculdade de Ensino Industrial de São Bernardo do Campo (FEI).



Outra experiência será sobre a reação do DNA na microgravidade, quanto ao grau de lesão que pode ocorrer, e foi planejada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).



A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Hohenheim (Alemanha) planejam medir a velocidade da propagação de forças eletromagnéticas em ambiente de microgravidade, que poderá ajudar no desenvolvimento de formas de combater a enxaqueca, a amnésia global transiente e a epilepsia. Segundo os pesquisadores, a idéia é identificar as reações de material sintético, num modelo que simula a reação do organismo humano.



O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais fará experiências na microgravidade com processos de resfriamento por inércia térmica. A Universidade Federal de Santa Catarina planejou experiências para obtenção de minitubos de calor que podem ser úteis em equipamentos eletrônicos sofisticados como lap-tops, utilizados em ambientes espaciais. A instituição vai pesquisar também o controle interno da temperatura em um satélite, fundamental para o bom funcionamento dos circuitos eletrônicos.



A Universidade Federal de Pernambuco idealizou experiência para utilização de nanotecnologia na avaliação dos efeitos da gravidade para a preparação de novos materiais destinados às áreas de saúde e meio ambiente. A Universidade Estadual de Londrina fará experiências para aperfeiçoamento de computadores de bordo destinados a foguetes experimentais, com o fim de identificar situações que ocorrem durante um vôo de sondagem.