Ucrânia: Partido de Iuchtchenko homenageia criminoso de guerra

“Recentemente, o partido político do Presidente da Ucrânia, Viktor Iuchtchenko, Nasha Ukraína (Nossa Ucrânia), homenageou um criminoso de guerra que lutou ao lado dos Nazis de Hitler e que foi responsável pelo assassínio de dezenas de milhares de cidadãos

“O Comandante da unidade do Abwehr, Roman Chukhevitch, foi recentemente homenageado na celebração dos “100 anos do grande patriota e herói da Ucrânia” no dia 30 de Junho. A descrição foi feita pelo Nasha Ukraina, que organizou as celebrações.



Quem é Chukhevitch?



Quem é este homem que é lembrado como herói na Ucrânia e reconhecido pelo Partido do Presidente Viktor Iuchtchenko? Roman Chukhevitch, também conhecido por Taras Chuprunka, nasceu em 1907 e foi vice-comandante da Batalhão 201 da Schutzmannschaft, auxiliares ucranianos que lutaram ao lado de Hitler contra a União Soviética e até contra cidadãos ucranianos.



Esta Unidade foi controlada pelo Abwehr, o Ministério Nazista das Relações Exteriores de Hitler, e foi responsável por combater a Resistência soviética na Ucrânia e Bielorussia.



Chukhevitch e sua Unidade foram supostamente responsáveis pelo assassínio de 80.000 cidadãos soviéticos, incluíndo ucranianos, pelo qual ele recebeu uma Cruz de Ferro Nazista e hoje é celebrado na Ucrânia da Revolução de Laranja como um herói?



Muitos daqueles que lutaram ao lado dos Fascistas hoje em dia recebem pensões superiores a aqueles que lutaram contra Hitler, se é que estes têm direito a qualquer pensão na Ucrânia de hoje”.