Outra onda de violência mata 160 no Iraque

A explosão neste sábado (7) de um caminhão carregado de explosivos num mercado na localidade de al-Toz, ao norte de Bagdá, deixou mais de 160 mortos e 255 feridos, segundo informações do centro de segurança comum de Tikrit.

As fontes explicaram que a explosão ocorreu esta manhã, numa região conhecida como Amarli, cerca de 90 km a leste de Tikrit. O número de mortos pode aumentar, já que o estado de muitos dos feridos é grave.



Equipes de resgate e bombeiros chegaram ao local do ataque para resgatar os corpos e os feridos dos escombros das lojas e casas afetadas pela explosão. A população da localidade de Amarli é de maioria curda xiita.



Tikrit e al-Toz ficam na província de Saladino, parte do “Estado Islâmico do Iraque” anunciado por uma coalizão de grupos da resistência islâmica à ocupação em outubro.



Ontem à noite, pelo menos 17 pessoas morreram após a explosão de um carro-bomba numa pequena localidade ao norte de Bagdá, informou a rede de televisão Al Jazira.



A emissora, citando fontes policiais da província de Diyala, afirmou que o veículo explodiu num mercado em Ahmad Maref, um povoado 140 km ao norte de Bagdá.