Oriente Médio: ministro europeus criticam Blair
Os ministros de Assuntos Exteriores da Eslovênia, Bulgária, Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália, Malta, Portugal e Romênia, reunidos em Koper, na Eslovênia, divulgaram na noite de segunda-feira (9) uma carta aberta dirigida ao novo enviado especial do
Publicado 10/07/2007 16:38
Na carta, os ministros criticam a atitude indecisa dos EUA e a falta de convicção da Europa para resolver o conflito entre palestinos e israelenses, e propõem soluções. Os dez ministros propuseram na carta aberta a criação de uma “força internacional forte” nos territórios palestinos.
“Os riscos são elevados, mas esta força pode ser viável e segura se respeitarmos duas condições: que acompanhe um plano de paz sem o substituir e que se apóie num acordo interpalestino”, escrevem os dez ministros na carta divulgada ontem pelo Ministério das Relações Exteriores esloveno.
A iniciativa foi lançada pelo chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner, durante uma reunião informal na semana passada em Koper, na Eslovênia, dos ministros das Relações Exteriores dos países europeus da bacia do Mediterrâneo.
Os ministros também escreveram que desejam ainda “obter de Israel medidas concretas e imediatas a favor de Mahmud Abbas”, presidente da Autoridade Palestiniana.
Sugerem principalmente que Tel Aviv autorize “a transferência da totalidade dos impostos devidos, a libertação dos milhares de prisioneiros sem crimes de sangue”, assim como a “libertação dos principais líderes palestinos, interrupção da colonização e a evacuação das colônias ilegais”.