Congresso do PC Sul-africano debaterá candidatura à presidência

Cerca de dois mil delegados começaram nesta quarta-feira a deliberar e analizar os temas do 12.º Congresso do Partido Comunista Sul-africano (SACP), iniciado hoje e que se encerrará no próximo domingo na cidade de Port Elizabeth.

O assunto principal da agenda do congresso inclui a possibilidade de apresentar a candidatura de um membro do partido à presidência do país, nas eleições de 2009. Até hoje o partido havia declarado apoio aos candidatos lançados pelo Congresso Nacional Africano (CNA).



Também farão parte dos debates o exame da política nacional, o estado da aliança com a CNA e a Confederação Sindical da África do Sul (Cosatu).



Os delegados discutirão os pontos fortes e fracos do SACP em relação à atual situação do país, que vive um momento difícil pela violência acumulada e expressa em diversos setores, e também debaterá a incidência elevada de enfermidades como a Aids e a tuberculose.



A principal reunião dos comunistas sul-africanos ratificará ou renovará seus dirigentes para os próximos quatro anos.


 


O programa do Congresso pode ser acessado no Umsebenzi, o site da revista do SACP. Confira também a agenda do evento e a participação do PCdoB no evento.