Racismo para crianças: denunciado livro do personagem Tintin

Por considerar que o livro Tintin no Congo contenha conteúdo racista, a cadeia de livrarias britânicas Borders retirou a obra da seção infantil. A série Tintin  narra as aventuras do jovem jornalista belga.

Segundo a Comissão para a Igualdade Racial (CRE), é inaceitável que qualquer livraria do Reino Unido venda o popular livro de desenhos da década de 1930 devido aos estereótipos racistas presentes no volume. O livro inclui uma cena em que Tintin é nomeado chefe de uma tribo africana por ser um “bom homem branco”.


 


“Este livro contêm imagens e palavras muito prejudiciais racialmente, com nativos selvagens descritos como macacos e que falam como imbecis. Isto é inaceitável como literatura para menores”, disse uma porta-voz do CRE.


 


“Este tipo de literatura é muito ofensiva para muitos e deve ser retirada das estantes infantis de imediato” acrescentou. Para a CRE, os livros de Tintin somente deveriam ser mostrados “em museus”, com uma advertência escrita “material ultrapassado, totalmente racista”.


 


Uma porta-voz de Borders confirmou que a série de Tintin será retirada das estantes da seção infantil. No entanto, não deixará de ser vendida na parte de literatura para adultos. A Waterstone's, outra importante cadeia de livrarias do país, declarou que não vai censurar o livro.