Chile: Pesquisa mostra nova queda na aprovação a Bachelet

A aprovação à gestão da presidente do Chile, Michelle Bachelet, caiu 11% em relação ao último levantamento, feito em dezembro, quando ela detinha um índice de 52%.

O Centro de Estudos Públicos, órgão vinculado a empresários e políticos de centro-direita e responsável pela pesquisa, afirmou que Bachelet caiu também na avaliação de seus atributos como governante, já que 68% consideram que ela atua com debilidade diante das pressões de instituições, grupos e indivíduos.



Além disso, 59% dizem que ela governa “sem destreza ou habilidade”, 46% “não confiam nela” e 53% consideram-na “distante”.



O Transantiago, novo sistema de transporte coletivo da capital, que foi inaugurado em fevereiro, é o principal responsável pela brusca queda, bem como a desaprovação generalizada a dirigentes políticos, segundo Carolina Segovia, coordenadora da empresa responsável pela pesquisa.



A maneira como a Concertación, coalização que governa o país, vem desenvolvendo seu trabalho é desaprovada por 42% dos entrevistados, e aprovada por outros 28%. Já a aliança opositora de direita conta com um índice de desaprovação de 46% contra 21% de aprovação.



Dentre os entrevistados, 81% pensam que os parlamentares estão preterindo os interesses do país em nome de interesses eleitoreiros.



Fonte: Ansa Latina