Tocha Pan-americana já está no Maracanã

A Tocha chegou ao Maracanã, no Rio de Janeirno, às 13 horas desta sexta-feira (13), para a grande cerimônia da abertura oficial dos 15 Jogos Pan-americanos. Antes deste momento tão aguardado, a comitiva faz um giro pela Cidade Maravilhosa. Depois de passa

A comitiva do Pan passou pelos lugares mais bonitos da cidade. O revezamento começou às 6h45, na Avenida Sernambetiba, localizada na Barra da Tijuca. A Tocha seguiu pela orla da Praia da Barra, bairro de São Conrado, Avenida Niemeyer e Jardim Botânico, que tem quase dois séculos de existência e é considerado um santuário ecológico, porque abriga as mais raras espécies de plantas da flora brasileira e de outros países.



O comboio subiu o Morro do Corcovado, para chegar ao Cristo Redentor, monumento feito de pedra-sabão com 38 metros de altura, considerado patrimônio histórico desde 1937 e que acaba de ser escolhido uma das novas sete maravilhas do mundo. Às 10 horas, aos pés do cartão-postal mais famoso do Rio, o prefeito César Maia recebeu a chama, e o gari mais popular da cidade, Renato Sorriso, acendeu novamente a Tocha para percorrer um pequeno trecho pelo Corcovado. Depois disso o roteiro passou pelo Palácio Guanabara, no bairro das Laranjeiras; o Palácio da Cidade, onde funciona a sede social da prefeitura; e o bairro Humaitá.



Em seguida, a comitiva seguiu para a Zona Norte, passa pela Rua Barão de Mesquita, na Tijuca, e se dirigiu ao ponto final do percurso, local da cerimônia de acendimento da Pira: o Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido mundialmente como Maracanã, inaugurado em 1950.



Na programação do evento, ao final do revezamento previa vôos de um balão com o mascote do Rio 2007, o solzinho Cauê, de 41 metros de altura, produzido pelo Ministério do Esporte para promover o Pan. Ele realizaria pequenos vôos (caso não houvesse chuva ou ventos fortes) com pessoas selecionadas pelos organizadores locais.



Nadadora Mariana Brochado conduziu a Tocha no Rio



A Tocha foi conduzida pelas ruas do Rio de Janeiro de carro e pelas mãos de 80 condutores. Vários atletas participaram deste último revezamento. Entre eles, estiveram a nadadora Mariana Brochado, campeã brasileira absoluta no Troféu Brasil e integrante da seleção brasileira desde 2001; o ex-jogador de vôlei Bernard Rajzman, autor do saque conhecido como “jornada nas estrelas”; o ex-jogador de futebol Jair Filho (Jairzinho), ouro no Pan de 1963 e tricampeão na Copa de 1970; Jorge Luiz Fernandes, bronze nas Olimpíadas de Moscou (1980); e o ex-nadador Marcelo Jucá, prata no Pan de Caracas (1983).



Também conduziram a tocha Djan Madruga, atual secretário nacional de esporte de alto rendimento do Ministério do Esporte, que já foi eleito Cavaleiro da Natação pela Federação Internacional de Natação (Fina), graças aos muitos e sucessivos recordes sul-americanos que estabeleceu; e Ricardo Leyser, secretário-executivo do governo federal para o Pan.



Guias Cívicos



Um grupo de 10 guias cívicos, jovens carentes de comunidades cariocas formados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), percorreu ruas do trajeto para distribuir material com informações sobre a Tocha e o Pan 2007. Durante o Pan e o Parapan estes jovens atuarão como voluntários em locais turísticos e áreas de grande circulação para prestar orientações a respeito dos Jogos e sobre temas como preservação do patrimônio público e meio ambiente, entre outros.


 


Fonte: Ministério do Esporte