Governo venezuelano construirá casas de plástico derivado do petróleo

O governo venezuelano anunciou hoje (14) que começará na próxima semana a construir casas de plástico derivado do petróleo, destinadas a comunidades indígenas do país –quinto maior exportador de petróleo do mundo.

As casas serão de policloreto de vinila (PVC), um polímero termoplástico muito resistente, reciclável de várias maneiras, e que em sua forma rígida é utilizado em vasilhas, janelas e encanamentos, segundo um comunicado do Ministério de Comunicação e Informação.


 


As casas serão construídas pela Petrocasa –uma empresa mista com capacidade de produção de 18 mil unidades anuais– por meio de um kit de 18 peças para a construção de “uma casa de 70 metros quadrados, com três quartos, dois banheiros, cozinha, sala e copa”.


 


Com o sistema da Petrocasa, o custo final das moradias de PVC será 50% menor que o de uma casa edificada com materiais tradicionais, disse sem dar mais detalhes o comunicado oficial.


 


A Petrocasa prevê para a próxima semana o início da construção de 20 casas de PVC no povoado rural de San Francisco de Yruaní, no Estado de Bolívar, no sul do país, disse o vice-ministro da Península, Deserto e Águas, Emelindro Fernández.


 


O projeto, que beneficiará ao todo 27 comunidades indígenas do país, também prevê o início da construção de outras 910 casas de PVC no Estado de Carabobo, no centro-norte venezuelano, “para o mesmo número de famílias de várias etnias indígenas” da área.


 


“O sistema revolucionário de construção de casas utiliza recursos vindos do petróleo. É hora de o petróleo ficar aqui, e de os povos originais de nosso país se beneficiarem do projeto”, acrescentou Fernández.


 


Segundo o presidente da indústria petroquímica estatal Pequiven, Saúl Ameliach, as reservas de petróleo da Venezuela estão estimadas em pelo menos 316 bilhões de barris de acordo com dados preliminares.


 


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou no dia 16 a criação da Petrocasa como parte da nova “etapa de aprofundamento da revolução bolivariana”, a qual lidera desde fevereiro de 1999 quando chegou pela primeira vez à Presidência do país.


 


Chávez foi reeleito para o período 2007-2013 nas eleições presidenciais de dezembro.


Fonte: Efe