Escola de Saúde Pública capacita agentes na região do Cariri

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) inicia, em agosto, a primeira etapa do Curso de Formação Técnica para Agentes Comunitários em Saúde. Nesta etapa, serão capacitados 266 agentes de Juazeiro do Norte e 51 de Barbalha.

Financiado pelo Ministério da Saúde, o curso – que tem duração de cinco meses – será ministrado por instrutores de diversas áreas profissionais. A iniciativa visa a formação técnica dos ACSs, de forma a contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido pelo Programa Saúde da Família (PSF), de acordo com orientação do Ministério da Saúde.


 


De 2005 a 2006, a ESP-CE já capacitou mais de 10 mil agentes comunitários de saúde no Ceará, na primeira etapa formativa do curso técnico. Foram contemplados os 183 municípios, com exceção de Fortaleza.


 


Através dessa formação técnica, a ESP-CE pretende mudar o perfil do agente comunitário de saúde, antes voltado mais para a prevenção de saúde, para uma visão mais abrangente da promoção da saúde, dentro de um contexto social.


 


O curso de formação técnica do ACS é uma parceria entre o Ministério da Saúde – que repassa os recursos -, Secretaria da Saúde do Estado, por meio da ESP-CE – que fornece o corpo docente – e as prefeituras municipais – que dão o apoio logístico. Os instrutores do curso também são formados pela ESP-CE pelo Curso de Especialização em Educação Comunitária em Saúde.


 


Fonte: Governo do estado do Ceará