Ministério apresenta projeto social e doa 1.500 bolas a Cuba
O Ministério do Esporte doou ao governo de Cuba, na última segunda-feira (23) 1.500 bolas feitas por detentos e por comunidades carentes que fazem parte dos projetos sociais Pintando a Liberdade e Pintando a Cidadania.
Publicado 25/07/2007 16:47
A doação foi feita pelo secretário executivo do Ministério, Wadson Ribeiro, ao vice-ministro do Esporte cubano, Jose Luis Rivas Hernandez, e ao representante do Movimento Desportivo Cubano no Brasil, Eduardo Peres Cabellero, em uma cerimônia no Espaço Brasil, o estande do governo federal nos Jogos. O ME pretende colaborar com os cubanos na implantação de unidades semelhantes de fabricação de material esportivo naquele país.
O Pintando a Liberdade e o Pintando a Cidadania são duas ações do Ministério que têm como objetivo dar trabalho e renda aos detentos e moradores de áreas de risco. Eles aprendem a confeccionar materiais esportivos para diversas modalidades, incluindo bolas com guizos para deficientes, camisetas, bolsas esportivas, bonés e pistas de atletismo feitas com refugo de pneus. Eles são remunerados de acordo com a produção.
O Ministério fornece a matéria-prima, os equipamentos e os instrutores. Todo material produzido é doado a escolas públicas e organizações. “Estes dois projetos sociais têm muita afinidade com a maneira como os cubanos encaram a política pública do esporte”, disse Ribeiro. Animado com a perspectiva de cooperação tecnológica e profissional entre os dois países, Hernandez elogiou a iniciativa: “É um programa antes de tudo muito nobre e humanista, que dá às pessoas a oportunidade de se reeducar e se incorporar à sociedade”.