Orlando Silva será o entrevistado de amanhã no “Bom Dia Ministro”
O ministro do Esporte, Orlando Silva, é o entrevistado do programa Bom Dia Ministro desta quinta-feira (26/7). Ele vai fazer uma avaliação dos Jogos Pan-Americanos, que terminam daqui a quatro dias, e falar das expectativas em torno do Parapan, que começa
Publicado 25/07/2007 17:25
Composta por 659 atletas, a equipe brasileira vem obtendo um excelente desempenho nos Jogos, mantendo até esta quarta-feira (25/7) a 3ª colocação entre os países participantes, perdendo apenas para os Estados Unidos e Cuba. Até o momento são 95 medalhas, sendo 30 de ouro, 25 de prata e 41 de bronze, com destaque para natação, ginástica e judô.
Segundo o governo federal, que investiu R$ 1,8 bilhão na realização dos dois eventos, trata-se de uma oportunidade única para impulsionar a prática esportiva, o aprimoramento técnico e o desenvolvimento socioeconômico do Rio de Janeiro e do País. Para o sucesso dos eventos, que estão recebendo mais de 700 mil visitantes de todo o mundo, o governo investiu em instalações, tecnologia e segurança pública. Apenas este último item recebeu R$ 562 milhões, o maior investimento já feito em um único estado.
Com todos os investimentos realizados pelos governos federal, estadual e municipal, o Rio de Janeiro passará a contar com uma infra-estrutura esportiva capaz de receber grandes eventos, como campeonatos mundiais, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Ainda este ano, a cidade vai sediar o Mundial de Judô e, em 2011, os 5º Jogos Mundiais Militares, que vão reunir cerca de 6 mil atletas disputando 20 modalidades. Os Jogos impulsionaram a formação de equipes em esportes pouco conhecidos no Brasil, como o hóquei sobre a grama, que passarão a ter mais visibilidade. Além disso, estima-se um aumento do intercâmbio internacional de esportistas e empresários e recepção de mais equipes estrangeiras para treinamento no País.
No âmbito social, o Pan e Parapan estão sendo uma oportunidade de geração de empregos e capacitação, a exemplo dos 15 mil voluntários que estão trabalhando nas competições e dos 11,5 mil jovens carentes que estão atuando como guias cívicos ou brigadistas socorristas. Por meio de projetos do Ministério do Esporte, em parceria com a ONG Observatório das Favelas, o acesso ao esporte e lazer será ampliado em 50 comunidades de baixa renda situadas no entorno das instalações.
Após o PAN, a infra-estrutura será utilizada para os Jogos Parapan-Americanos, dos quais participam 1,3 mil atletas de 26 países, em 10 modalidades esportivas. A origem do Parapan é de 1967, com a realização dos Jogos Pan-Americanos para Paraplégicos em Winnipeg (Canadá), que reuniram seis países em disputas de esportes em cadeiras de rodas. Os primeiros Jogos formais realizaram-se em 1999, na Cidade do México, com a participação de 1,2 mil atletas de 20 países.
Participam do programa, com perguntas ao vivo, as rádios Capital (SP), Globo (RJ), Difusora (AC), Guarujá (SC), Jornal (AL), Clube AM (PI), América (ES), Cultura (MT), Palmas (TO) e Sociedade (BA).
A Radiobrás disponibiliza o sinal, ao vivo, para todas as emissoras do País, pelo mesmo canal da “Voz do Brasil”. O programa também pode ser acompanhado, em Brasília, pela Rádio Nacional, 980 AM. Além disso, trechos da entrevista podem ser consultados nas páginas eletrônicas da Rádio Agência www.radiobras.gov.br/radioagencia e da Agência Brasil www.agenciabrasil.gov.br .
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República