Sem categoria

Alarcón: “Avanço da América Latina pode transformar os EUA”

O presidente da Assembléia Nacional do Poder Popular de Cuba, Ricardo Alarcón, visitou a Assembléia Nacional da Venezuela nesta quinta-feira (2), onde ratificou que a transformação dos povos latino-americanos é uma realidade e que essas mudanças poderiam,


Em sua fala, Alarcón destacou ainda que a metamorfose do continente se deve em grande parte à integração impulsionada pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez.



“A transformação da região latino-americana deixou de ser um projeto e uma idéia; agora é uma realidade. Já essa consigna de que outro mundo melhor é possível está materializando-se, e a base de tal situação é a integração”, disse Alarcón, a quem a Assembléia Nacional de Venezuela outorgou o direito à palavra em uma de suas sessões.



O funcionário cubano expressou também que na “América Latina já está sendo construído o novo mundo e estamos provando que era mais do que um ideal, estamos demonstrando que é uma meta que pode ser atingida”.



Importância de Chávez



Alarcón manifestou ainda que “seria uma omissão imperdoável não assegurar que muito dessa mudança, que hoje podemos acariciar, é graças ao efeito transformador que teve a Revolução Bolivariana, comandada pelo presidente da República Bolivariana de Venezuela, Hugo Chávez Frias”.



Ele sustentou que o caráter impulsor de mudanças do governo da Venezuela colocará o país como referência futura da luta da reivindicação social e justiça popular, que foram as ferramentas para conseguir essa transformação da região.



Igualmente, o líder parlamentar cubano assegurou que a vontade de mudanças até mesmo está atingindo os próprios Estados Unidos.



“O povo dos EUA quer uma mudança. A gente desse país entende agora mais do que nunca que outros EUA são possíveis, e talvez bem mais que possíveis, necessários – não só para transformar sua própria realidade, mas porque será determinante para o desenvolvimento da região”, assegurou.



Fonte: Agência Cubana de Notícias