Sem categoria

Espanhóis criticam PSOE por apoio a partidos de direita

POrta-vozes de vários grupos políticos criticaram nesta sexta-feira a decisão da executiva federal do Partido Socialista Obrero Español (PSOE), de vetar uma aliança com o Nafarroa Bai para formar um governo em Navarra, País Basco.

O Secretário de Organização do PSOE, José Blanco, argumentou que não existem condições para governar com Nafarroa e a Izquierda Unida e “a única solução” para evitar novas eleições é “deixar essa comunidade nas mãos do Unión del Pueblo Navarro (UPN), partido basco de direita.



A presidente do Eusko Alkartasuna, Begoña Errazti, denunciou que apresentar o caso na Executiva Federal do PSOE suporia realmente “a busca de uma justificativa em Madri” à à intenção de “manter à direita” no governo navarro.



O secretário de política internacional da Esquerra Republicana, Bernat Joan, lamentou que o PSOE tenha vetado um governo das formações progressistas de Navarra e advertiu que, se os socialistas se abstiverem na questão estarão apoiando o Partido Popular.



A UPN é a marca do PP em Navarra. Sua secretária executiva de Política Autonômica e Local, Soraya Sáenz de Santamaría, classificou de uma “boa notícia” e “uma vitória” a decisão dos socialistas.



A partir de agora, se o candidato da UPN, Miguel Sanz, o mesmo que o PP, obtiver o apoio do parlamento, que está descontente já que Blanco deixou a entender que não votarão contra, a direita governará Navarra, denunciou a Izquierda Unida.