PCdoB reúne Organismo de Base na UFSC
O Organismo de Base (OB) do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reúne-se nesta sexta-feira(03) para debater a greve na UFSC e o processo de eleições para a Reitoria da Universidade, prevista para o mês nov
Publicado 03/08/2007 12:39
Estudantes, servidores técnicos-administrativos e professores compõe o PCdoB na Universidade, organizados em um espaço de debates, deliberação e, principalmente, ação: a base. Os comunistas da UFSC estão em um intenso processo de diálogo com diferentes setores da Universidade visando um posicionamento nas eleições para a Reitoria.
O presidente estadual do PCdoB, Jucélio Paladini, considera que “ao longo da história, o Partido tem contribuído muito para a defesa da Universidade pública, gratuíta e de qualidade e avança em sua compreensão sobre o presente e o futuro do ensino superior”. Em diversas Instituições, militantes do PCdoB já ocupam espaço em pró-reitorias. No caso da UFSC, inúmeras referências importantes compõe o quadro de servidores e professores da Instituição.
A Secretária de Finanças do Comitê Municipal do Partido em Florianópolis, Janete Ely, destaca que os primeiros filiados ao PCdoB em Santa Catarina foram da Universidade Federal. “Em Santa Catarina o PCdoB teve sua origem na UFSC, chegando a receber, em 1983, o histórico dirigente comunista brasileiro, João Amazonas, para um debate no restaurante universitário da Universidade” revela Janete.
A UFSC
A UFSC tem como missão produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade de vida.
A universidade está localizada em Florianópolis, capital do Estado. Foi criada em 1960. Está organizada em 11 centros de ensino e conta com uma infra-estrutura que inclui Centro de Eventos, Hospital Universitário, Clínica Odontológica, Departamento de Propriedade Intelectual, Planetário, Observatório Astronômico, Fórum, Editora, Centro Esportivo, Templo Ecumênico, bibliotecas e centenas de laboratórios.
O Organismo de Base do PCdoB
As Organizações de Base são os alicerces do PCdoB. Elas são formadas nos locais de trabalho, de moradia, de estudo, em todo lugar onde o Partido tem militantes. O PCdoB luta para que todo militante esteja integrado na sua Organização de Base e para que todo o trabalho partidário se desenvolva através das OBs, coletiva e organizadamente. Na figura, é possível visualizar como funciona a estruturação do Partido.
O Organismo de Base do PCdoB na UFSC deverá realizar uma série de reuniões para avaliar uma posição sobre as eleições para Reitoria que deverá ser levada ao Comitê Municipal do Partido para a definição das ações e iniciativas do Partido na Universidade.
De Florianópolis
Vinícius Puhl
Com Informações dos Portais da UFSC e do Partido Vivo