UNE lança filme e livro sobre sua história no Rio

Na próxima quinta-feira (9), a UNE lançará no Rio de Janeiro a obra “Memórias Estudantis: da fundação da UNE aos nossos dias”, da historiadora Maria Paula de Araújo, e dois média metragens dirigidos por Silvio Tendler: “Memória do Movimento Estudantil

O lançamento ocorrerá no Cine Odeon, centro do Rio. Cerca de 300 horas de histórias sobre a participação política dos estudantes foram colhidas por meio de 100 depoimentos de ex-lideranças como Vladimir Palmeira, José Serra, Ferreira Gullar, Cacá Diegues, José Dirceu, Aldo Arantes e muitos outros.



Os dois documentários (que se completam e formam um só filme) de Silvio Tendler contam esses 70 anos de história a partir de dois pontos de vista. O primeiro deles, “Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil”, é focado na história política e faz um percurso cronológico sobre o período. Já o segundo, “O afeto que se encerra em nosso peito juvenil”, é mais subjetivo e explora, nas entrevistas e depoimentos, os aspectos culturais e comportamentais relacionados ao movimento estudantil.



Os dois filmes e o livro fazem parte do projeto Memória do Movimento Estudantil que vem resgatando a história da militância estudantil. A iniciativa, que tem o patrocínio da Petrobrás, é resultado da parceria da Fundação Roberto Marinho com a UNE, o Museu da República e a TV Globo, com patrocínio da Petrobrás. Uma das principais ações da iniciativa foi o registro de 100 depoimentos com os principais expoentes desse movimento.


Informações da UNE