Sem categoria

Jobim nomeia novo presidente da Infraero

Em sua primeira substituição no setor da aviação, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, demitiu nesta sexta-feira (3) o brigadeiro José Carlos Pereira da presidência da Infraero. Seu sucessor será o ex-deputado e engenheiro Sérgio Maurício Britto Gaudenzi,

Baiano, Gaudenzi tem 65 anos, é filiado ao PSB e atual presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), do Ministério de Ciência e Tecnologia. Foi também secretário da Fazenda da Bahia durante o governo de Waldir Pires (1987-1989), ex-ministro da Defesa.



A mudança ocorre nove dias após a posse de Jobim. A Infraero é a estatal que cuida da infra-estrutura de 67 aeroportos, 84 unidades de apoio e 33 terminais de carga. Em 2006, arrecadou R$ 2 bilhões em taxas e concessão de espaços comerciais.



Acúmulo



Sobre a crise aérea, Gaudenzi disse tratar-se de um “acúmulo de problemas”. “Eu ouço dizer do pessoal da aviação o seguinte: avião, quando tem problema, nunca é uma coisa só”.



O presidente da Agência Aeroespacial Brasileira também afirma que um dos fatores que contribuem para a crise é uma falta de coordenação nas ações tomadas pela Infraero e pela Anac. Mas diz que fala isso “como leigo, como leitor de jornal”. Para ele, não há como dar um diagnóstico sem conhecer a estrutura das instituições por dentro.



“É preciso juntar essas pontas [Infraero e Anac], é preciso trabalhar mais junto. Para dar uma cobertura melhor, tem que ter um trabalho conjunto”, defende.



Fonte: Folha de S.Paulo