Sem categoria

Mercosul: Amorim defenderá no Congresso adesão da Venezuela

Os governos brasileiro e argentino reafirmaram nesta sexta-feira (3) o interesse mútuo na plena integração da Venezuela ao Mercosul. Após reunião com o ministro das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Jorge Taiana, o chancele

“Vejo isso como algo se realizando com normalidade, é o nosso interesse. Não houve ainda uma oportunidade para que eu conversasse com os congressistas, mas eu diria que houve gestos positivos nas conversas do embaixador da Venezuela com o Congresso brasileiro para desanuviar um aspecto ou outro da questão, e isso é bom”, avaliou Amorim.



A adesão plena da Venezuela ao Mercosul depende da aprovação do Parlamento de todos os parceiros do bloco. As relações do Congresso brasileiro com o governo venezuelano, no entanto, ficaram estremecidas a partir das declarações do presidente Hugo Chávez, que chamou os parlamentares de “papagaios de Washington”, depois que o Senado pediu a Chávez para reconsiderar a não-renovação da concessão da RCTV. Argentina e Uruguai já ratificaram a adesão venezuelana.



México



A aproximação do México com o Mercosul também interessa ao Brasil e à Argentina. Amorim lembrou que o presidente argentino, Nestor Kirchner, esteve recentemente no México. No próximo domingo (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegará ao país para visita de três dias. “Temos o desejo de aprofundar os acordos de complementação econômica. O Brasil não exclui – pelo contrário, vê com bons olhos a idéia de um acordo de livre-comércio entre o México e o Mercosul, o que criaria as condições para que o México pudesse ser um associado, como são outros”, afirmou Amorim.



E complementou: “Precisamos de dois para bailar. Sabemos que o México quer, sim, se aproximar do Mercosul. E temos que descobrir qual a forma melhor”.



A adesão do México como membro pleno não é possível, uma vez que o país é integrante do Nafta (Área de Livre Comércio da América do Norte, formada por Estados Unidos, Canadá e México).