Defesa Civil atende 189 ocorrências no mês de julho

Num balanço do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil no mês de julho, foram atendidas 189 ocorrências pelas de equipes de campo em todos os bairros da capital amazonense. Deste total

Fazendo um comparativo do número de ocorrências no ano de 2007, a Defesa Civil atendeu 2958 ocorrências. Já nesses sete meses foram atendidas 3959 ocorrências um aumento significativo de 1001 ocorrências.


 


O número significativo a maior no nº. de ocorrências aconteceu no primeiro semestre e se deu principalmente em função das fortes chuvas dos dias 9 e 11 de abril onde o índice pluviométrico esteve muito acima do normal, somente em 45 minutos do dia 9 choveu 76 mm bem acima do que poderia chover num dia normal, causando grandes transtornos ao cidadão morador da cidade de Manaus.


 


O nível do Rio Negro se encontra dentro dos padrões de normalidade para o período chegando este ano marca de 28,18m no dia 21 de junho.De acordo com dados do Porto de Manaus o nível do rio Negro se encontra dentro dos padrões de normalidade para o período.
Até o dia 31 de julho o nível do rio Negro havia baixado -76 cm, já o nível de precipitação pelos dados colhidos junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que faz sua medição na estação Ceasa foi de 121,7mm. A média estimada era de 87,5mm variando entre a mínima de 19,6mm e a máxima de 115,9mm.


 


Das dez maiores vazantes a maior se deu em 1963 quando o nível do rio Negro chegou a marca de 13,64m. Este fato deve voltar a acontecer num prazo aproximado de 104 anos.
O nível do rio Negro teve seu nível máximo atingido em 21/06/07 com a cota de 28,18m em 31 de julho o nível do rio marcava 27,33m.


 


As observações do Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam) para o próximo trimestre dão mostra de alterações sobre a circulação do ar e regime de precipitação no sul da região amazônica. Simultaneamente há eventos La Nina, sendo observados aumentos de precipitação em diversas áreas da Amazônia Legal. Assim sendo, o prognóstico sazonal tomando como base a climatologia para os meses de julho, agosto e setembro de 2007.
A precipitação será normal no norte e noroeste do Amazonas, dentro do normal nas demais áreas da Amazônia Legal.


 


A temperatura deverá ficar dentro dos padrões normais a ligeiramente acima da normal em grande parte da região, podendo haver friagem apenas no sul do Amazonas. O índice pluviométrico para os próximos três meses deverá oscilar entre o mínimo de 30 mm e máximo de 90 mm.


 


De Manaus,
Walter Luiz