Sem categoria

Governo direitista perde maioria no parlamento polonês

O partido agrário polonês Auto Defesa, liderado por Adrzej Lepper, decidiu no último fim de semana abandonar o governo do primeiro ministro Jaroslaw Kaczynski, o que pode precipitar a convocação de eleições antecipadas.

Segundo afirmou Lepper em uma entrevista coletiva, a medida foi adotada depois de uma reunião do Conselho Nacional e da junta de direção do Auto Defesa com seu grupo parlamentar.



A decisão do partido, que conta com 46 deputados, supõe a perda da maioria parlamenter do governo de Kaczynski, em crise há semanas, após a destituição de Lepper como vice-presidente do governo.



O presidente Lech Kaczynski, irmão gêmeo do primeiro-ministro, declarou em uma entrevista recente ao diário Gazeta Wyborcza que as eleições antecipadas são bastante prováveis e que ele, se as eleições forem inevitáveis, optaria em realizá-las na primavera de 2008.



De acordo com a constituição do país, as próximas eleições gerais deveriam ser realizadas no outono de 2009.



A medida adotada no domingo (5) significa que os dois ministros do partido, Andrzej Aumiller, da Construção, e Anna Kalata, do Trabalho e Política Social, colocarão seus cargos a disposição do primeiro-ministro.



O presidente do Auto Defesa, expulso recentemente do gabinete por um caso de corrupção, explicou a seu partido porque Kaczynski não lhe consultava medidas importantes.