Movimento estudantil do Rio prepara passeata e posses da UNE e da UEE/RJ

A União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE/RJ) e Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES) realizaram uma plenária no dia 4, na sede da UNE, no Rio. Os estudantes decidiram fazer uma passea

A reunião contou com a presença de cerca de 50 estudantes, representando mais de 15 entidades. No dia 10 de agosto, sexta feira próxima, será realizada uma passeata das entidades estudantis em comemoração aos 70 anos da UNE, pela implementação do Meio Passe para universitários nos transportes públicos do Rio e contra a redução da maioridade penal. A concentração está marcada para 13 horas, no Largo do Machado.



A passeata seguirá para o terreno da sede UNE, onde será realizada, logo em seguida, a solenidade de posse das novas gestões da UEE/RJ e da UNE, com direito a show da Velha Guarda da Vila Isabel após a posse. Ainda no dia 10, o arquiteto Oscar Niemeyer entregará o novo projeto da sede da entidade.



Segundo o diretor eleito da UNE, Rafael Simões, o momento é propício para uma grande mobilização dos estudantes e a passeata do dia 10 simbolizará o início de uma gestão que terá como principal marca ocupar as ruas do Brasil e do Rio. Para ele, a passeata, a solenidade de posse e o arraial serão um momento de maior diálogo do movimento estudantil com a sociedade.



Plenária Unificada



O presidente eleito da UEE/RJ, Daniel Iliescu, declarou que a plenária é um momento importante para o movimento estudantil do Rio, pois, após algum tempo, o movimento estudantil, tanto secundarista, quanto universitário, realiza uma plenária unificada, com ampla participação de entidades e a construindo uma pauta reivindicatória unitária. Para Iliescu, as comemorações dos 70 anos da entidade máxima dos estudantes brasileiros não podem ser carregadas de saudosismo, pois, segundo ele, os estudantes sairão às ruas para construir as mobilizações pelas demandas de hoje.



Para o diretor eleito da UNE, Jesus Alcides, o momento político exige ousadia dos estudantes, e demais setores populares, em atos, protesto e mobilizações, pois, segundo ele, vivemos um novo período de ofensiva da direita conservadora contra as mudanças, onde a mobilização popular joga papel decisivo para impulsionar um projeto mudancista para o país. Segundo Jesus, estas mobilizações jogarão papel decisivo para o movimento estudantil e serão uma prévia da Jornada de Lutas da UNE, marcada para acontecer do dia 20 a 25 de agosto.



Para a coordenadora geral da AMES, Gabrielle D´Almeida, as mobilizações da posse da jornada de lutas prepararão novas passeatas e protestos de rua do movimento estudantil e popular no próximo semestre. Além disso, ela ressalta, que estas mobilizações são antecedentes importantes para o Congresso da AMES e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, a UBES.



Acesse a página da UEE/RJ: http://ueerio.blogspot.com