Secretários e Falcão dão aula sobre dengue no Liceu de Messejana

O grande guerreiro, o humorista Falcão,  hoje entrou em campo cedo. Às 7 horas já estava no Colégio Liceu de Messejana, personagem da campanha ¨Guerra ao dengue – o combate vai virar mania”, lançada pela Secretaria da Saúde do Estado.

Vestido de rambo e cheio de armas contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença, ele esteve no Liceu de Messejana, onde a Sesa também foi buscar aliados nessa guerra contra a dengue, que já dura 20 anos no Ceará e atinge 100 países de quatro continentes. Falcão mexeu com os estudantes, passando o recado de que dengue é assunto sério.


 


O Secretário João Ananias disse aos estudantes que no desafio de fazer o controle dos mosquito eles são fundamentais: ¨além de cuidar da sua própria casa, cada um pode, numa tarefa cidadã, informar e sensibilizar os vizinhos para terem cuidado com os depósitos que acumulam água¨. A Secretária da Educação do Estado, Izolda Cela, que participou da ação intersertorial saúde e educação, disse que ¨os jovens têm energia e força para ajudar na atitude de promover saúde¨. Noutras palavras, o Secretário de Saúde de Fortaleza, Odorico Monteiro, disse que ¨a atitude deles é protagonismo juvenil em favor da saúde, da vida e que assim teremos escolas promotoras de saúde¨.


 


A escolha de um colégio para a ação de controle da dengue é estratégica. A Secretaria da Saúde do Estado quer envolver os estudantes na mobilização contra a dengue e ensinar que a promoção da saúde começa na escola: ¨A escola promove saúde porque educa, prepara para a qualidade de vida, para hábitos saudáveis, como não jogar lixo nas ruas e assim evitar a multiplicação do Aedes aegypti em latas, tampas e outros depósitos que servem de moradia para o mosquito¨, afirma o Secretário João Ananias. Ele lembra que a dengue não deve ser assunto eventual e pontual, de uma aula apenas ou de uma única ação das Secretarias da Saúde e da Educação do Estado: ¨promoção da saúde se constrói todos os dias na rotina das escolas, com o processo de aprendizagem¨.



Os números atualizados da dengue no Ceará estão no site da Sesa: www.saude.ce.gov.br.



 
Fonte: Secretaria da Saúde