Sem categoria

Partidários de Serra e Alckmin disputam cargo de líder da minoria

O deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) foi escolhido o novo líder da Minoria na Câmara, em substituição ao deputado Júlio Redecker (PSDB-RS), que morreu no acidente da TAM, no Aeroporto de Congonhas, no dia 17 de julho. A indicação do novo líder gerou d

O líder da bancada, Antonio Panunzzio (PSDB-SP) indicou o deputado Mendes Thame (SP), ligado ao governador José Serra e isso criou problemas. Os aliados do ex-governador Geraldo Alckmin na Câmara – José Aníbal e Paulo Renato Sousa – não queriam alguém ligado a Serra e abriram discussão interna na bancada para a escolha.



A disputa também sofreu influência de outros governadores do PSDB, como Aécio Neves, de Minas Gerais, e Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul, também receosos do aumento da influência do governador de São Paulo na bancada.
 


Os aliados de Alckmin avaliavam que a escolha de Mendes Thame fortaleceria o grupo político de Serra, que prefere levar o PSDB à candidatura à reeleição do prefeito Gilberto Kassab, do DEM. Serra gostaria de reeditar a parceria PSDB-PFL (agora DEM) na eleição presidencial de 2010, sendo ele o candidato à presidência e trata, desde logo, de fortalecer seus aliados nessa estratégia.



No lugar de ACM



O senador Marco Maciel (DEM-PE) foi eleito por unanimidade presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em substituição ao senador Antônio Carlos Magalhães (DEM-BA), que faleceu no dia 20 do mês passado.



Com agências