Sem categoria

Parapan terá sete dias de disputas

Os Jogos Parapan-americanos do Rio de Janeiro começam neste domingo (12), com a cerimônia de abertura, que será realizada na Arena Multiuso. Na véspera, haverá o revezamento da Tocha Pan-americana pelas ruas do Rio, uma ação inédita na história dos jogos.

Pela primeira vez, os Jogos Parapan-americanos são realizados na mesma época e na mesma cidade que os Jogos Pan-americanos. O ministro informou também que “pela primeira vez na história, os Jogos Parapan-Americanos, acontecerá com o mesmo padrão do Pan. É o reconhecimento da importância do paradesporto e a apresentação do esporte como forma de mobilizar a sociedade pelos direitos das pessoas independentemente de sua condição.” A Vila Pan-americana, com mais de 300 mil metros quadrados, será utilizada pelas delegações do Parapan.


 


Orlando fala que “a delegação brasileira é uma das favoritas a primeiro lugar na competição. Teremos 239 atletas representando o Brasil. Além disso, nossa organização continua a mesma mobilizada para o Pan, inclusive nas mesmas instalações, fato inédito na história dos jogos.”


 


Os jogos vão receber 1,3 mil atletas e 700 membros de delegações técnicas de 24 países das Américas. Eles vão disputar dez modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei.


 


O Brasil terá representantes em todas as modalidades que serão disputadas. Ao todo, são 239 atletas, além de 121 profissionais de apoio, entre técnicos e médicos.


 


Segundo a assessoria de imprensa do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (Co-Rio), vários apartamentos da vila já foram projetados com adaptações para uso dos atletas do Parapan. As instalações que receberão os jogos também foram reformadas ou construídas de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).



 
O Parapan está sendo organizado pelo Co-Rio, em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e de acordo com as regras dos comitês paraolímpicos das Américas e internacional.


 


Esta é a terceira edição dos Jogos Parapan-americanos que conta com apoio do Comitê Paraolímpico Internacional. A primeira foi realizada na Cidade do México, em 1999, e a segunda em Mar del Plata, na Argentina, em 2003. Na última edição, o Brasil ficou em segundo lugar no quadro de medalhas, com 81 de ouro, 53 de prata e 31 de bronze. A disputa acaba no dia 19.


 


De Brasília,
Com agências