Vásquez defende entrada de Equador e Bolívia no Mercosul
O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, tentará em breve a incorporação de Equador e Bolívia ao Mercosul, bloco do qual exerce a presidência temporária.
Publicado 10/08/2007 14:40
O jornal uruguaio Ultimas Noticias disse que Vázquez deverá oferecer na próxima semana a seu colega do Equador, Rafael Correa, a integração deste país ao bloco, durante uma visita de dois dias a Quito.
Outras fontes disseram ao jornal que o presidente uruguaio buscará também incorporar a Bolívia como sócio pleno do Mercosul, o que ainda não se concretizou antes porque este país integra a Comunidade Andina de Nações.
Nesta última quarta-feira, Vázquez se comprometeu com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que realizou uma visita de 20 horas à Montevidéu, para acelerar o processo de incorporação de seu país ao bloco, trâmite que está pendente de aprovação pelos parlamentos de Brasil e Paraguai.
Durante a visita do presidente uruguaio a Quito, os governos de Uruguai e Equador firmarão um convênio de integração energética e um acordo de venda para o Equador de usinas purificadoras de água da empresa estatal uruguaia OSE. Também serão firmados acordos de cooperação e promoção turística, de cooperação portuária e outro sobre promoção pecuária.
Vázquez viajará na próxima quarta-feira ao Equador, acompanhado pelo chanceler Reinaldo Gargano e pelo ministro da Indústria, Energia e Minas, Jorge Lepra.
Fonte: Ansa Latina