Vereador Paulão apóia arte de artista francês

No espaço cultural da Câmara Municipal de BH, foi aberta uma exposição onde às obras nos remetem ao ambiente do mar. São barcos,  navios e caravelas, embarcações de ontem e de hoje, de cargas ou passageiros. A exposição é uma iniciativa do gabinet

Ao todo, são 82 miniaturas em garrafas feitas pelo artista Angel François Christian Rodriguez, um francês da cidadezinha de  Banyuls Sur Mer, no sul da França e que há 40 anos mora em Belo Horizonte, no bairro Pompéia, região Leste da capital.


 


Angel conta que a paixão pelas miniaturas, desenvolvidas dentro das garrafas, começou ainda menino, quando tinha dez anos de idade: “O primeiro que fiz, era a reprodução de um barco de pesca, lá da minha terra”, diz.
Depois, a paixão pelo mar aumentou e Angel virou marujo, trabalhando em companhias de navegação de carga, de passageiros e em cruzeiros marítimos. Foram 15 anos nesta atividade e sempre criando miniaturas engarrafadas.
O vereador Paulão trouxe a exposição para a Câmara Municipal por admirar e respeitar o trabalho do artista: “Fico emocionado quando vejo que um trabalho tão simples transmite uma força tão grande. Creio que artistas desta natureza merecem todo apoio possível.”



Sucata


 


Na exposição, estão reproduções de navios onde trabalhou e de embarcações históricas, como a  “Santa Maria”, de  Colombo.  A primeira feita no Brasil, aonde chegou em 1965, também faz parte da exposição.  Angel François engarrafou uma caravela, do Século XVII, igual aos modelos usados pelos navegadores portugueses nas viagens ao novo continente.


 


A exposição  tem, ainda, submarinos, faróis e vários tipos de navios. A matéria prima  para dar vida a tanta imaginação e criatividade é produzida com  linha, madeira, arame, ferro e barbante: “É tudo sucata. Retiro do lixo até as garrafas”, explica o artesão que reclama da falta de espaço em galerias para a divulgação dos trabalhos.
“Na França, minhas miniaturas foram premiadas”. Aqui no Brasil, os  galeristas dizem que este tipo de arte não atrai público.



Para quem quiser conhecer o minucioso, paciente e criativo trabalho de Angel François, a exposição fica aberta à visitação pública, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, até o dia 17 de agosto, das 8 h às  18 horas.


 


De Belo Horizonte
Daniela Pessoa