Sem categoria

Arcebispo desconhece ato do ''Cansei'' na Catedral de SP

O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, diz não ter sido consultado pelo movimento direitista ''Cansei'', sobre o ato que o grupo pretende fazer dentro da Catedral da Sé na próxima sexta-feira (17). ''Não sou promotor deste evento, não fui consultado

O Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, mais conhecido como ''Cansei'', liderado pelo presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, programou para sexta-feira à tarde um encontro com representantes de várias religiões para lembrar o aniversário de um mês do acidente com o avião da TAM.  O encontro na catedral passou a concentrar as atenções do grupo, antes concentrado na convocação do minuto de silêncio em todo o país na mesma sexta-feira.



Para D'Urso, ou ''Cansei'' ou corrupção



O ''Cansei'' diz ser apartidário e nega se opor ao governo do presidente Lula. Ontem, D'Urso voltou a rebater as críticas contra o grupo. ''O ''Cansei'' não é um movimento de elite, é um movimento que contempla todas as camadas da sociedade'', disse ele. ''Para ser contra o Cansei, só quem for a favor da corrupção, da criminalidade'', acusou.



Sobre o comparecimento na sexta-feira, o advogado do ''Cansei'' desconversou:  ''Não se pode medir a força do movimento pelo número de pessoas que estiverem concentradas. Quantas pessoas virão? Pouco importa, nós estaremos lá.'' A Catedral da Sé tem capacidade para 8 mil pessoas.



Segundo a assessoria da arquidiocese, a autorização para o uso da catedral foi dada pelo padre Pedro Fenech, responsável pela administração da igreja.



Arregimentação de famosos



O ''Cansei'' apresentou ontem uma série de adesões de pessoas famosas ao grupo, informa ainda a Folha. O padre-cantor Antonio Maria deve representar a Igreja Católica no ato. A cantora Ivete Sangalo, contratada da Philips, uma das empresas apoiadoras do ''Cansei'', já aparece nos novos cartazes da organização. Ela é irmã do empresário Jesus Sangalo, um dos fundadores do movimento.  Também aderiu a atriz Regina Duarte, que em 2002 disse no programa eleitoral do PSDB que tinha ''medo'' do PT. D'Urso nega que a presença de artistas seja uma maneira de aumentar o número de participantes na sexta.



Com informações da Folha de S. Paulo