Cinco Heróis de Cuba são cotados para o Nobel da Paz
O destacado jurista dominicano Alfonso Torres propôs a entrega do prêmio Nobel da Paz aos cinco antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos, num artigo de sua autoria difundido nesta terça-feira (14) em Havana.
Publicado 15/08/2007 13:31
“Os Cinco Heróis cubanos merecem a liberdade e ser indenizados pelo Estado opressor (Estados Unidos)”, manifestou o também presidente da Associação Americana de Juristas.
Em seu trabalho publicado nesta terça-feira, na edição digital do diário Granma, ele assinala que o Estado opressor tem violentado seus mais elementares direitos causando danos físicos e psíquicos a eles e a seus familiares.
O advogado acrescenta que esta situação ocorre justamente no país que se proclama paladino da democracia. Não pode haver democracia ali onde empalidece a justiça, pois o essencial de todo regime democrático é o respeito aos direitos humanos, às garantias processuais e constitucionais, considerou.
René González, Gerardo Hernández, Fernando González, Gerardo Hernández, Antonio Guerreiro e Ramón Labañino, conhecidos como os Cinco, purgam longas condenas por combaterem o terrorismo contra Cuba.
Eles e seus advogados sustentam uma dura batalha legal para desmontar a falsidade dos cargos imputados pelo governo estadunidense, cujo próximo cenário será o 11º circuito da Corte de Apelações de Atlanta, numa audiência no próximo 20 de agosto.
Fonte: Agência Cubana de Notícias