Sem categoria

Prefeita de Graça, no Ceará, filia-se ao PCdoB

A prefeita de Graça, Augusta Brito de Paula, num ato bastante prestigiado, filiou-se ao PCdoB na última sexta-feira, dia 10. Vários dirigentes do partido estiveram presentes, entre eles o presidente estadual, Carlos Augusto Diógenes, o senador Inácio Arru


“Sinto-me encontrada com o PCdoB, sinto-me em casa, sinto-me fazendo parte de uma família e quero que todos os militantes comunistas sintam-se em casa aqui em Graça” , com essas palavras a prefeita Augusta Brito de Paula, do município de Graça, a 303 km de Fortaleza, iniciou seu discurso de filiação ao Partido Comunista do Brasil, num concorrido ato, acontecido na Câmara Municipal da cidade.


 


Augusta torna-se assim a primeira mulher prefeita a filiar-se ao PCdoB no Estado do Ceará. A prefeita de apenas 30 anos, e em seu primeiro mandato, administra um município tão jovem quanto ela, com vinte anos como cidade e com uma população de 15 mil habitantes. Banhada pelo rio Jaibaras, afluente do rio Acaraú, Graça, batizada assim em homenagem a sua padroeira, Nossa Senhora das Graças, foi até recentemente o segundo menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país.


 


Além das dezenas de pessoas que lotavam o plenário da Câmara Municipal, inclusive oito vereadores da cidade, estavam também presentes ao ato de filiação o Senador Inácio Arruda, o Secretário de Saúde do Estado, João Ananias, o deputado estadual Lula Morais (PCdoB), o presidente estadual do PCdoB, Carlos Augusto “Patinhas”, o presidente do PCdoB de Graça, Marcos Souza, o presidente do PCdoB de Sobral, Miguel Silva, o  Secretário de Esporte e Juventude de Sobral, Gilvan Paiva , o diretor da Escola de Formação Permanente de Sobral, Joan Edessom, do vice-prefeito de Pacujá,  Fernando Alves, o diretor da União Nacional dos Estudantes, Rudiney de Souza e dirigentes do PCdoB de Santana do Acaraú e São Benedito.


 



Pai e filha juntos


 



O vice prefeito e secretário municipal de Ação Social, Murilo Alves (PMDB) abriu o ato afirmando ser este um momento histórico para o município. Em  seguida o pai da prefeita e ex-prefeito, Augusto Brito cumprimentou o senador Inácio Arruda afirmando ser um “prazer receber um dos maiores senadores de nosso país “. O ex-prefeito disse ainda que o município já foi o mais pobre do estado e segundo do país. “Graças a Deus saímos dessa situação e Inácio ajudou nisso”, sentenciou o ex-prefeito que da tribuna da Câmara de Vereadores e emocionado Augusto conclui seu discurso afirmando que “um dos atos mais sérios que Graça já viveu é a filiação da prefeita Augusta ao PCdoB. Minha filha, seu pai a acompanha”.


 


Para o deputado Lula Morais “facilmente é possível perceber a força, a liderança e a humildade de Augusta”. O parlamentar comunista, deu boas vindas à prefeita “parabéns a você Augusta, é uma satisfação enorme acolhê-la”. João Ananias, que há muito conhece a prefiat, afirmou: “Nós estamos maiores, nós estamos melhores. Entra para o PCdoB uma prefeita jovem, mulher, que tem compromisso com seu povo”. Ananias, que tem apenas quatro anos de filiação ao Partido Comunista do Brasil, afirmou ainda emocionado: “Hoje sou secretário de saúde, deputado, não por mérito próprio, mas por estar no PCdoB. Nunca me arrependi de minha filiação e tenho certeza que o PCdoB vem para Graça não apenas como mais  um partido político. Nossa história de 85 anos nos faz diferente”.


 


O senador Inácio Arruda saudou a todos falando da jovialidade de Augusta e de seu marido Gadiel: “Essa é uma energia boa e essa energia, aliada a uma forte ligação com o povo, fará com que transformemos Graça num dos melhores municípios do Ceará. O povo unido é capaz de fazer isso, e terá todo o nosso apoio, porque é isso que nós queremos um trabalho forte e conjugado para que todos possam viver felizes, com dignidade”.


 


Além da Prefeita filiaram-se também Augusto Brito, primeiro prefeito da cidade, Gadiel Gonçalves de Aguiar Paula, marido de Augusta, sete dos nove vereadores que compõem a Câmara Municipal e diversas outras lideranças da cidade.


 


Entusiasmado com o fortalecimento do PCdoB no Ceará, o presidente estadual, Carlos Augusto Diógenes vê excelentes perspectivas para o partido no estado. “As eleições de 2008 serão um marco em nossa história. Sem abrir mão de nossa atuação nos movimentos sociais, daremos um grande salto com a eleição de prefeitos e vereadores em várias cidades”, conclui Diógenes.


 



Graça quer crescer


 


O município de Graça, situado a 300 km ao norte de Fortaleza, tem cerca de 15 mil habitantes, dos quais 32,66% residem na área urbana. A economia baseia-se nas atividades mercantis e na agropecuária, com ênfase na criação de bovinos, suínos, caprinos e ovinos. Além da agricultura de subsistência, há uma expressiva presença da fruticultura.


 


Os aspectos sócio-culturais de Graça são preservados nas comidas típicas, crenças, danças, festas populares, objetos de decoração, entre outros.Os folguedos mais comuns são reisados e quadrilhas juninas, das quais destaca-se o grupo Arraial das Flores. No artesanato destaca-se a confecção de cerâmicas, utensílios em couro e palha.


 


Nos esportes o maior destaque é para o futebol, cujo campeonato municipal envolve times da sede e da zona rural e o voleibol que é praticado nas praças da cidade.



 
Embora não exista um incremento da atividade turística, há locais de grande beleza, que costumam ser visitados e admirados pela população local e pelos visitantes. Destacam-se a Cachoeira do Belizares, Cachoeira do Mazagão, Açude Caratininga, a Lagoa da Pirituba e o Balneário Caratininga.


 


O município tem baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), sendo um dos trinta mais pobres do Ceará. Essa situação fez com que prefeita e o senador Inácio Arruda firmassem um pacto com a população para desenvolver a cidade, buscar mais recursos e eleger algumas prioridades.


 



De Fortaleza,
Andrea Oliveira
colaborou Inácio Carvalho