PT pretende transformar seu site num “megaportal”
A Secretaria Nacional de Comunicação do PT apresentou ao 3o. Congresso do Partido uma resolução prondo a criação de um “Sistema Nacional de Comunicação” capaz de abrigar todas as páginas eletrônicas dos diretórios estaduais e municipais do partido
Publicado 01/09/2007 18:04
O debate sobre a democratização dos meios de comunicação não estava na lista dos temas mais importantes a serem debatidos no 3º. Congresso Nacional do PT, mas foi ganhando relevância à medida que vários oradores, delegados e dirigentes, colocaram o assunto na pauta do evento.
Alguns itens do debate sobre conjuntura nacional abordam a questão da mídia, mas é numa resolução específica da Secretaria Nacional de Comunicação do PT que o assunto é tratado com mais detalhes.
A resolução apresentada para deliberação do 3º. Congresso aborda tanto questões no âmbito das políticas públicas de comunicação social quanto questões relativas à comunicação partidária.
No primeiro quesito, além de registrar a “ofensiva midiática” contra o PT e o governo Lula, o documento propõe “que o governo ataque de frente o oligopólio privado, não com censura, intimidação ou controle, mas com estímulo à criação de novos veículos, de maneira que a ampliação da concorrência regule e garanta o pleno direito à liberdade de opinião e expressão. Isso implica, entre outros pontos, reordenar os critérios de distribuição da publicidade oficial e aproveitar as novas tecnologias, como o sistema digital de radiofusão, para aumentar o leque de fontes informativas à disposição da sociedade”.
A resolução registra ainda o apoio dos petistas aos “movimentos que lutam para que estes e outros temas sejam debatidos numa ampla, democrática e participativa Conferência Nacional de Comunicação; construída a partir de etapas estaduais e regionais e que tenha como objetivo apontar diretrizes para as políticas do setor”.
Megaportal
Mas os petistas acreditam que é necessário ir além da redefinição das políticas de comunicação social. A resolução sugere também uma série de projetos para alavancar a comunicação do próprio partido.
Uma das propostas de maior impacto neste sentido é a de criar um “Sistema Nacional de Comunicação” capaz de abrigar todas as páginas eletrônicas dos diretórios estaduais e municipais do partido sob o guarda-chuva do endereço pt.org.br, sem prejuízo da manutenção de endereços próprios dos diretórios estaduais e municipais.
“O sistema fará com que a página do PT evolua para um megaportal”, diz a resolução. O projeto pretende que este “megaportal” permita a uniformização de processos partidários como filiações, cobrança de contribuições estatutárias (Sace), questões disciplinares e gestão de documentos, além, é claro, de ampliar seus serviços noticiosos, “de modo que o sistema funcione como uma agência de notícias capaz de disputar a opinião na sociedade”.
Mas o projeto do novo portal, demonstrado durante o congresso, revela que a idéia é construir uma ferramenta abrangente só que muito mais para “consumo interno” do que propriamente para “disputar a opinião na sociedade”.
Para o secretário nacional de Comunicação do PT, Gleber Naime, “o portal do PT deverá ser um espaço de interação dos petistas, com serviços e enquetes, no qual os petistas e os internautas em geral poderão emitir opiniões sobre os artigos e matérias publicadas. Nós teremos também um blog do PT , no qual comentaremos os fatos e notícias”.
Um dos destaques do novo portal é a “Comunidade PT”, onde o filiado poderá atualizar os seus dados cadastrais, conversar com outro filiado e participar de debates, fóruns e salas de bate-papos temáticos.
“O novo portal irá ajudar na organização partidária, no sentido de que em breve os diretórios municipais poderão atualizar os dados dos seus filiados, diminuindo muito os custos financeiros e atualizando os dados cadastrais dos petistas em todo o Brasil.”, diz Naime.
Para discutir com maior profundidade as propostas na área de comunicação, o projeto de resolução aprovado durante o congresso sugere a convocação de uma Conferência Nacional de Comunicação do partido ainda este ano.