Sem categoria

Microsoft admite que prometeu ''incentivos'' em troca de votos pró OpenXML

A Microsoft Corporation admitiu nesta quarta (29) que um empregado em sua subsidiária sueca ofereceu compensações financeiras a parceiros que votassem a favor do formato OpenXML de documentos na reunião que a Industry Standard Organization (ISO) fará n

A gigante de software disse que a oferta, quando descoberta, foi rapidamente retirada e que os administradores da filial sueca voluntariamente notificaram a SIS, órgão de padronização daquele país.


 


''Tivemos uma situação onde um empregado disparou um comunicado via e-mail que era inconsistente com nossa política corporativa'', disse Tom Robertson, gerente geral de interoperabilidade e padronizações na Microsoft. ''Esse comunicado não teve, entretanto, nenhum impacto na votação final'', disse ele.


 


Mobilização de última hora


 


A SIS, que representa a Suécia na ISO, decidiu no último domingo que votará a favor do OpenXML. Blogueiros, entretanto, que exigiram estar presentes no encontro da SIS, relataram em suas publicações que mais de 20 companhias apareceram na reunião nos minutos finais com a única intenção de votar a favor do OpenXML.


 


A reportagem foi descrita esta semana em uma outra publicação do IDG, a Computer Sweden, e pode ser lida na íntegra (em inglês) em seu website.


 


De acordo com um dos relatos, a única exigência da SIS para aceitar novos membros é o pagamento de uma taxa de 2,5 mil dólares. A grande maioria das empresas que se uniram à SIS no último momento para votar, segundo esses blogueiros, era de parceiros certificados Microsoft.


 


Suborno


 


De acordo com a Computer Sweden, a compensação financeira oferecida seria feita na forma de ''subsídios'' e outros recursos para que as empresas se associassem ao SIS.


 


Em um post publicado nesta quarta-feira à noite (29), Jason Matusow, diretor de propriedade intelectual e interoperabilidade da Microsoft, reconheceu que a companhia contatou parceiros de negócios em busca do suporte ao OpenXML.


 


''É importante notar que a adição de membros no processo de votação naquele momento era algo completamente dentro das regras do órgão nacional de padronização'', escreveu.


 


Segundo ele, ''muitos dos parceiros também foram procurados pela IBM, que tentava enconrajá-los a votar contra o padrão proposto. Muitas dessas companhias são também parceiras da IBM'', acrescentou.


 


Votação crucial


 


Andrew Updegrove, um conhecido defensor do padrão rival ao OpenXML, o ODF, disse que a tática da Microsoft faz com que a votação que começa no dia 2 de setembro ''seja crucial para o futuro do processo de padronização de tecnologias''.


 


''Eu pessoalmente acredito que esse resultado é essencial, em vista do impacto severo que os eventos dos últimos meses tiveram na integridade do processo de padronização'', escreveu ele, por e-mail.


 


Outros disseram que os esforços da Microsoft, o que inclui lobby junto a pessoas do governo, pode ter efeito contrário. ''Há uma conseqüência positiva no processo'', disse Marino Marcich, diretor da ODF Alliance, lobby em favor do padrão rival ao proposto pela Microsoft.


 


Segundo ele, os comentários têm destacado alguns dos defeitos do OpenXML. ''Os governantes irão pensar bastante antes de adotar esse formato'', afirmou.


 


Fonte: http://www.softwarelivre.org/