Mutirão do Passe-livre organiza secundaristas da RMC

A efervescência que tomou conta dos estudantes secundaristas após a realização do 27° Congresso da UCES (União Campineira dos Estudantes Secundaristas) contagiou os jovens da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Durante a semana que passou (de

Em Limeira, uma passeata reuniu 300 estudantes. Eles se concentraram em frente à prefeitura para reivindicar Passe-livre e, na seqüência, criar sua entidade representativa. Em Americana, um encontro de Grêmios reuniu 12 entidades. Em Sumaré e Hortolândia foram realizados congressos de fundação. O Congresso de Hortolândia reuniu mais de 80 jovens de escolas públicas.


 


 


Segundo Anderson Oliveira, diretor da UCES, a ''construção das entidades deu muito trabalho, mas compensou; não somente por conta da criação das entidades, mas pelo debate que realizamos e por serem atividades plurais que reuniram várias lideranças estudantis e forças políticas presentes nas escolas públicas estaduais e municipais da região''.


 


 


As novas entidades chegam numa hora importante para o movimento secundarista. Nos dias 06 a 09 de setembro, a cidade de São Paulo/SP será sede do 10º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da UBES, que reúne entidades municipais e estaduais de todas as regiões do país. Um dos principais fóruns de discussão do movimento estudantil secundarista, o Coneg tem como tema ''Educação de qualidade por um país mais soberano''. Mais informações do 10º Coneg em www.une.org.br.


 


 


De Campinas,
Agildo Nogueira Jr.