Multidão participa do Grito dos Excluídos em Salvador

A parada cívico-militar em homenagem ao Dia da Independência levou milhares de pessoas ao largo do Campo Grande, em Salvador, capital baiana. Ao se comemorar 185 anos do grito de independência do Brasil, Jacques Wagner (PT) é o primeiro governad

Durante todo o percurso do desfile oficial e do Grito dos Excluídos, do Campo Grande até a praça Castro Alves, o que se via eram famílias celebrando o orgulho de ser brasileiro. Atentas ao movimento, as crianças pareciam deslumbradas com a passagem da multidão que entoava palavras de ordem.


 


“Vamos dizer não à privatização da Companhia Vale do Rio Doce, à transposição do Rio São Francisco, às altas taxas de energia elétrica,” gritava de cima do trio elétrico o padre José Carlos. No chão, os militantes do movimento social gritavam contra a redução da maioridade penal, a aprovação da emenda 3, a reforma da Previdência e a construção de um novo emissário submarino em Salvador. Havia ainda bandeiras pedindo emprego, salários mais justos e ampliação de vagas nas universidades públicas.


Durante o percurso, integrantes da Coordenação de Movimentos Sociais, organizadores do evento, conclamavam a população a votar no plebiscito que pede a anulação da privatização da Vale do Rio Doce, ocorrida durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. As urnas eram carregadas por manifestantes, que colhiam os votos e explicavam o lema do grito deste ano, “Isto não Vale! Queremos participação no destino da Nação.”



Comunistas



O PCdoB participou ativamente do Grito dos Excluídos. “Independência e Ousadia” dizia a faixa empunhada pelos militantes do partido que indica a candidatura de Olívia Santana à prefeitura da capital. “Salvador ninguém te engana, 2008 vai ser Olívia Santana” e “ o PCdoB vai eleger uma mulher prefeita de Salvador,” eram frases gritadas durante o percurso. A aceitação da pré-candidatura de Olívia Santana ao cargo de prefeita pôde ser medida pelos acenos, aplausos e abraços que a vereadora recebeu durante a caminhada.


 


Além de Olívia Santana, participaram do ato o ex-ministro da Defesa Waldir Pires, o presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Juremar Oliveira, secretários do governo estadual, deputados estaduais e gestores municipais.


 


A manifestação contou ainda com alas da Pastoral do Menor, de paróquias da Igreja Católica, PSTU, PCB, PT, PPS, CUT, Conlutas, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Salvador (MSTS), sindicatos, associações de bairros e representantes  de entidades estudantis e da União da Juventude Socialista UJS)



De Salvador
Eliane Costa