Deputados do Rio se comprometem a ampliar recursos para Ministério do Esporte

Preocupado em dar continuidade aos investimentos em infra-estrutura, já realizados no Rio de Janeiro em função dos jogos Panamericanos, e dotar a cidade e o estado de condições para recepcionar outros eventos esportivos, como a Copa do Mundo (2014) e a

Juntamente com o chefe da assessoria parlamentar do Ministério do Esporte, João Luiz dos Santos, e o deputado Alexandre Santos (PMDB/RJ), um dos coordenadores da bancada do Rio, duas questões básicas foram discutidas. A primeira, é a necessidade de um maior aporte de recursos para o Ministério, para a melhoria e manutenção de obras já edificadas, como o Complexo Deodoro e o Complexo Maria Lenk.
     

Segundo Edmilson, o Rio de Janeiro vive atualmente um momento excepcional em virtude dos investimentos obtidos com os jogos do Pan, que deixaram um legado de vários novos complexos esportivos e a reforma de outros na cidade. Mas, é necessária a ampliação da estrutura destes complexos, a fim de capacitá-los a sediar eventos internacionais, pois estes não possuem alojamentos para os atletas, por exemplo.



Praça da Juventude



Outro ponto discutido na reunião é de que o Ministério do Esporte irá priorizar na execução orçamentária de 2008 a implantação de Praças da Juventude, em todo o Brasil. A Praça seria uma concentração de diversos espaços esportivos – para a prática de esportes coletivos, individuais e radicais, e também de áreas de lazer – tudo reunido em um só local. A projeção do Ministério é de que estas praças custem em torno de 500 mil, cada uma.
     

Durante a reunião, o Ministro interino Wadson Ribeiro expôs a evolução orçamentária do Ministério nos últimos anos, reafirmando a expectativa para que se consiga manter e ampliar a capacidade de investimento do Ministério. “A realização do Pan-americano foi um momento singular na história esportiva do nosso País. Não só em função das marcas e medalhas obtidas, mas da demonstração da capacidade do País em sediar eventos de repercussão internacional”, afirmou Wadson. “Precisamos continuar investindo em infra-estrutura e no apoio aos atletas do alto-rendimento”.
     

Para isso, ficou acertado que a bancada vai atuar de forma unificada, seja apresentando emendas individuais ou de bancada, no sentido de ampliar os recursos já previstos no orçamento enviado ao Congresso na última semana. A bancada vai atuar, inclusive, junto à área econômica do Governo, para que os recursos alocados não sejam contingenciados.