Sem categoria

Eco Hip Hop reunirá 10 mil jovens para debater meio ambiente

Começa na noite desta sexta (14), e se estende até o domingo (16), o Eco Hip Hop na cidade de Campinas (SP). Promovido pela Nação Hip Hop Brasil, o evento contará com jovens de todo o mundo para a etapa Latino Americana da Batalha Mundial de Break (dança

Entre os temas que serão abordados no encontro está o aquecimento global. Motivo de destaque na mídia em função do último relatório divulgado pela ONU sobre meio ambiente, o aquecimento global é uma das principais preocupações do movimento.

 

“Não dá para ter uma opinião ‘santuarista’ com relação ao meio ambiente. Assim como não dá para nem ligar para esta questão e sair depredando tudo. O ideal é a gente fomentar o debate, no sentido de buscar alternativas para um desenvolvimento sustentável”, agrega Toni C.

 

Para ele, o tema do meio ambiente é social e por isso, tem uma relação direta com o movimento social que é o hip hop. “Sentimos falta dessa visão na hora de buscarmos parceiros para a realização do Eco Hip Hop. Teve muita gente disposta a nos ajudar, mas quando perceberam que nossa ação não é assistencialista, no sentido de fazer a manutenção à podridão do sistema, recuaram”, denunciou o membro da Nação.

 

Toni C. também culpa o sistema capitalista pela situação do meio ambiente. “Existem fenômenos que independem da ação do homem e outros que tem uma relação direta com a intervenção humana. Porém, não há dúvidas de que o capitalismo nunca se preocupou com o meio ambiente, a realidade está aí para nos provar essa verdade”.

 

Shows

 

A programação do encontro também inclui shows de rap durante a noite. No sábado (15) os grupos Racionais MC´s e Face da Morte confirmaram presença.  As atividades acontecerão na Estação Cultura e no Ginásio do Taquaral. O evento tem como parceira a Prefeitura de Campinas. Veja a programação completa abaixo.

 

As atividades da Estação Cultura são todas gratuitas mediante a retirada de ingressos antecipados na bilheteria da Estação. Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada e se encerram de acordo com a capacidade do espaço.

 

Aquecimento global

 

Em reunião no mês de fevereiro de 2007 do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), 500 especialistas do grupo chegaram a conclusões preocupantes. De acordo com os especialistas, o aquecimento do planeta se deve, com 90% de probabilidade, às emissões de dióxido de carbono provocadas pela mão do homem.

 

Eles também afirmaram que a temperatura média do planeta subirá de 1,8 a 4 graus até 2100, provocando um aumento do nível dos oceanos de 18 a 59 cm, inundações e ondas de calor mais freqüentes, além de ciclones mais violentos durante mais de um milênio. O futuro estará mais próximo de um clima de guerra pela sobrevivência.
Criado em 1988 pela ONU e a Organização Meteorológica Mundial, o Painel tem o objetivo de servir de mediador entre os cientistas e os governantes. 

 

Confira a programação do Eco Hip Hop

 

Sexta dia 14
19 hrs Abertura na Estação Cultura

 

Mesa de abertura: Dr Hélio (Prefeito de Campinas), Francisco de lagos ( Secretario de Cultura de Campinas ), Luis Aquino ( Presidente da Sanasa ),  Vanda Regina ( secretaria de Esportes de Campinas), Marco Rocha ( diretor de Cultura ), Paulo Shetara (Organização ECO Hip Hop), Kiko Brown ( grupo Eclipse ), Aliado G ( Nação Hip Hop ), , Tim ( Casa do Hip Hop Campinas),

 

Shows
20 hrs   A Família
21 hrs   Inquérito
22 hrs   Sistema Negro

 

Sábado – dia 15

 

9:00 hrs Plataforma da Estação Cultura
Mostra de skate com obstáculos durante o dia ( até as 18 hrs )
Mostra de Street Bol ( basquete de Rua )  até as 18 hrs

 

Mostra de Grafites com Moai, Fernanda Sunega, Cris, Cabelin e convidados

14:00  hrs Debate: Movimento Hip Hop, o que podemos fazer pelo meio ambiente?
Mesa: Mayla Porto – Diretora da Secretaria de Meio Ambiente de Campinas, Toni C ( Nação Hip Hop Brasil ), Criminal Fax ( articulista do Hip Hop), Renan ( Grupo Inquérito ).
Mediador: Paulo Shetara

14 hrs abertura do placo B com grupos enviados pelas delegações

17 horas: Vídeo debate com o filme “Carta ao Presidente”.

 

Shows

18 hrs Palco Principal
18 hrs  Banda Maloca
19:00   Dj Shetara
20:00   DJ Easy Nylon
21:00   D HUM
22:00   DBS e a Quadrilha
Apresentação Nuno Mendes
 

Dia 16 de setembro Domingo

 

9:00 hrs Plataforma da Estação Cultura
Mostra de skate com obstáculos durante o dia ( até as 18 hrs )
Mostra de Street Bol ( basquete de Rua )  até as 18 hrs

Mostra de Grafites com Moai, Fernana Sunega, Cris e Cabelin e convidados.

 

14:00 Debate: Desenvolvimento sustentável, aquecimento global e Periferia.
Flavio Gordon – (Ong  novo Encanto)  – consultor  de assuntos ambientais, Aliado G ( presidente da Nação Hip Hop Brasil ),Tim casa do Hip Hop Campinas, Demis ( grupo de Rap a Família )

14:00 hrs Abertura do placo B com grupos enviados pelas delegações dos estados

 

Shows

 

18: hrs Palco Principal
18 hrs  grupo convidado Casa do Hip Hop Campinas
19 hrs Face da Morte
20 hrs Racionais MC´s
Apresentação: Nuno Mendes ( Rádio 105 FM )

 

*Importante: As atividades da Estação Cultura são todas gratuitas, mas mediante a retirada de ingressos antecipados na bilheteria da Estação Cultura por ordem de chegada e se encerram de acordo com a capacidade do espaço.