Sem categoria

Plebiscito sobre a Vale teve 40 mil urnas em todo País

O terceiro Plebiscito Popular da história do Brasil, sobre a nulidade do leilão da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) terminou no último domingo (9) com a vitória do conhecimento e da informação. Os nove dias de votação, mais os meses de preparação, possib

Cerca de 80 mil pessoas estiveram envolvidas no processo como multiplicadoras, debatedoras e mesárias. O alcance dessa mobilização permitiu que entre 35 e 40 mil urnas fossem espalhadas nos 27 Estados brasileiros para o recolhimento de votos.


 


A expectativa dos organizadores é que mais de seis milhões de pessoas tenham exposto, através do voto, sua opinião sobre a privatização da Vale, e também sobre: o alto preço da energia, a reforma da previdência e o pagamento das dívidas interna e externa.


 


Até sexta (14) os municípios devem estar finalizando a contagem de votos e repassando esses números para os Comitês Estaduais. Esses últimos enviaram os dados de cada estado para que o Comitê Nacional elabore o relatório com os resultados finais do Plebiscito, que será entregue, no próximo dia 25 de setembro.


 


O objetivo do Comitê é fazer uma grande divulgação dos dados finais na manhã do dia 25 e, pela tarde, integrantes das entidades se dividirão em comissões para levá-los aos três poderes e ao STJ.


 


No dia 24, membros dos 64 movimentos e organizações que participam da iniciativa se reunirão na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) para avaliar o processo do Plebiscito e preparar o entrega dos resultados. Em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em Belém também estão sendo programados atos sobre a Vale para o dia 24.