Semdec realiza formatura de Agentes Mirins
O auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) será palco no dia 17 de setembro, próxima segunda-feira, às 10 horas, da formatura de 250 alunos da rede municipal de ensino que se tornarão agentes m
Publicado 14/09/2007 16:36 | Editado 04/03/2020 16:13
Os estudantes de 60 escolas municipais, que têm de 12 a 14 anos, e estão cursando da 5º a 8º série, passaram por um curso de formação desenvolvido em três módulos (Defesa Civil, Meio Ambiente e Primeiros Socorros), que possibilitaram conhecimento dos fatores geradores de riscos, além de desenvolver a conscientização na questão da prevenção a desastres naturais e ambientais na cidade de Manaus.
O secretário de Defesa Civil, Antonio Carlos Marques, ressalta que a maior preocupação da Semdec foi desenvolver o senso crítico dos jovens a cerca dos riscos que podem levar a uma situação de emergência, mostrando que a prevenção tem fundamental importância para evitar desastres naturais ou não, fazendo com que o que aprenderam durante o curso seja repassado à população.
Depois de receberem o diploma, os uniformes e a carteira de agentes mirins, os novos parceiros da Semdec atuarão nas localidades em que residem como multiplicadores e serão integrados aos núcleos de Defesa Civil instalados nos distritos de Manaus. “Estamos formando multiplicadores de conhecimento. O trabalho da Defesa Civil é fazer com que os jovens possam interagir com a comunidade sobre o que aprenderam no curso, mostrando que a prevenção é fundamental”, explicou o secretário.
José Luís de Jesus Mendonça, 13 anos, da Escola Municipal São José, um dos mais empolgados com o curso, não vê a hora de receber o material, além de querer adquirir ainda mais conhecimento. “Quero receber o material e passar o que aprendi para os moradores do meu bairro”, disse o estudante.
Até o final do ano a Semdec deve formar mais 250 jovens. Em 2008 a idéia é formar 500, totalizando mil agentes mirins em atuação no município. “A principal finalidade da Prefeitura é mostrar à população que a Defesa Civil não atua somente nas tragédias. Nossa preocupação é realizar a prevenção antes de tudo e para isso a atuação dos agentes mirins é imprescindível”, conclui Antonio Carlos Marques.
Informações: Chris Reis
Assessoria de Imprensa – SEMDEC