Campanha contra mercantilização do ensino chega à ALMG

A mercantilização da educação será debatida nesta quarta-feira (3/10) na Comissão de Educação, Ciência Tecnologia e Informática da Assembléia de Minas. A audiência pública, requerida pelo deputado Carlin Moura (PCdoB), discute a campanha “Educação não é m

As entidades sindicais querem chamar a atenção para a regulamentação do setor privado e barrar a venda das instituições de ensino superior ao capital estrangeiro, já que não existe legislação específica investimento.
 
A campanha também pretende discutir o crescimento das escolas privadas. De acordo com Ministério da Educação (MEC), somente no ensino superior, o setor privado cresceu, em média, 13% ao ano desde 1997, número bem maior do que a média de crescimento da economia. Entre 1997 e 2005, foram criadas 1,4 mil universidades, faculdades ou centros universitários. Atualmente, há 1.934 instituições privadas de ensino superior no Brasil.
 
A educação sendo tratada como um negócio traz implicações na qualidade do ensino. Segundo o Sinpro Minas, esse crescimento exagerado também repercute no descumprimento dos direitos dos professores e o quadro das escolas privadas muitas vezes oferecem péssimas condições de trabalho.