Sem categoria

Praça da Paz Celestial lotada no dia nacional da China

A cerimônia de hasteamento da bandeira nacional da China, desta vez molhada por uma incessante garoa, levou na segunda-feira (1.º/10) mais de 100 mil pessoas à Praça da Paz Celestial, em Pequim, durante as comemorações do 58.º aniversário de fundação d

Protegendo-se da chuva com casacos e guarda-chuvas, os espectadores representaram uma mistura da diversidade populacional da China assim como também jovens e velhos se apinharam na praça, extremamente colorida graças a 400 mil vasos de flores colocados ali dias antes.


 


Ao grito de ''Feliz Aniversário, pátria mãe!'', de 18 estudantes da Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Pequim, a bandeira vermelha elevou-se em sua haste às 6h10 da manhã, enquanto o hino nacional da China, ''A Marcha dos Voluntários'' era tocado nos alto-falantes.



''Me sinto muito orgulhoso do meu país estar se tornando mais próspero depois de atravessar tantas adversidades'', disse Wang Nianshun, de 72 anos e da cidade de Pingdu, na Província de Shandong, que vem à comemoração na Praça pela primeira vez.



Milhares de outras bandeiras foram hasteadas ao mesmo tempo em todas as cidades da China para celebrar a ocasião.



Uma cerimônia realizada na cidade de Yinchuan, capital da Região Autônoma Ningxia Hui, foi presenciada por milhares de pessoas.



Na cidade de Changsha, no centro do país e que está na província de Hunan, os administradores da cidade organizaram 10 mil funcionários da prefeitura para que limpassem as ruas e as estações de trem em homenagem ao Dia Nacional.



A segunda-feira também foi marcada pelo início do semana de feriado, ou ''Semana Dourada''. As autoridades locais de turismo estimam que 1,7 milhões de pessoas visitarão Pequim durante este período, enquanto cerca de 150 milhões farão viagens pelo país inteiro.