Hábitos de consumo dos ribeirinhos será foco de estudo

Sejudh e Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça iniciarão expedição para estudar hábitos de consumo dos ribeirinhos

A secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Socorro Gomes recebeu em audiência na manhã desta quarta-feira, 03, o representante do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita. Na ocasião, ele anunciou que até o final de 2007 serão iniciados trabalhos preliminares para estudar e avaliar os hábitos de consumo das populações ribeirinhas. 


 


Morishita explica que esse trabalho será realizado em parceria com a  Diretoria de Proteção de Defesa do Consumidor (PROCON-PA), órgão veiculado a SEJUDH. Ele diz que será montada uma expedição que percorrerá os municípios do Pará. “A expedição será o ponto de partida para o projeto piloto que será implementado a partir do ano que vem”.


 


As principais bases deste projeto segundo Ricardo são: realizar um diagnóstico baseado na realidade de consumo das populações ribeirinhas; instituir políticas públicas que atendam essas populações baseado nos dados do diagnóstico e garantir a defesa destes cidadãos.


 


O projeto piloto conta com várias fases de preparação, esperamos que até o final deste ano estas fases já estejam superadas, a fase de coleta de dados para o diagnóstico, de planejamento e outras”, explica. Morishita aproveitou para ressaltar a importância da parceria com a Diretoria de Proteção de Defesa do Consumidor (PROCON-PA), na realização e planejamento do projeto.


 


A secretária de Estado de Justiça, Socorro Gomes, avalia o projeto como uma forma de se realizar um perfil social dos ribeirinhos. “Essas comunidades ainda são desasistidas, pois existem poucos indicadores sobre os costumes do povo ribeirinho, e o projeto nos proporcionará traçar políticas públicas para as regiões”, disse. Uma sugestão da secretária é se iniciar os trabalhos pelo município de Afuá, no arquipélago do Marajó. Ela ressalta que a expedição vai identificar os problemas, e conseqüentemente, os desafios de conflito das comunidades ribeirinhas no setor de consumo.


 


 


De Belém,
Bernadete Barroso