Pará realizará  a I Conferência Estadual de Juventude

Na última terça-feira, a Governadora do Pará, Ana Júlia, assinou o decreto que convoca a I Conferência Estadual de Juventude do estado, etapa da conferência nacional de Políticas Públicas de Juventude. A cerimônia aconteceu no Palácio dos Despachos e t

Compuseram a mesa, além da Governadora, o Presidente do Conselho de Juventude do Estado do Pará, Aroldo Carneiro; Alex Gasparin, representante de Secretaria Nacional de Juventude; o Coordenador de Juventude do Estado, Patrick Paraense; e a Secretária de Justiça e Direitos Humanos, Socorro Gomes. A UJS esteve presente, representada por seu presidente, Rodrigo Moraes, e mobilizou dirigentes de Centros Acadêmicos, DCE´s e grêmios. Participaram também representantes da UNEGRO e UBM, além da UNE e UBES que compõe a comissão organizadora estadual.


 


A Secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Socorro Gomes, que presidirá a Comissão Organizadora Estadual, valorizou o esforço do Governo do estado e o compromisso do mesmo com as pautas sociais, da cidadania e dos direitos humanos, e nesse caso, das questões da juventude paraense. Socorro alertou para o momento histórico vivido, “um momento ímpar”, segundo ela, que possibilitará construir um Plano Estadual de Juventude conforme a plataforma de governo. Alex Gasparin fez um apanhado geral do processo da Conferência Nacional, destacando a contribuição determinante da UNE e UBES na construção das pré-conferências, que serão realizadas em escolas e universidades do país inteiro. Parabenizou a iniciativa da elaboração do Plano Estadual de Juventude e colocou a disposição a Secretaria


Nacional, para orientar e auxiliar a estruturação desse processo no Pará.


 


A participação dos movimentos sociais nesse momento inicial da construção da conferência e a preocupação em ampliar esse envolvimento de forma representativa foi levantada na perspectiva de legitimar os debates pelo Presidente do Conselho de Juventude do Estado, Aroldo Carneiro, que encerrou sua fala com um trecho da música de Gonzaguinha “E Vamos à Luta!”. O coordenado de Juventude do Estado, Patrick Paraense, parabenizou a participação dos segmentos juvenis presentes, ressaltando a representatividade do plenário e afirmando que este será o caráter da Conferência, a pluralidade de opiniões para mudar a realidade da juventude paraense.


 


A Governadora encerrou a solenidade reafirmando seu compromisso em oferecer condições para que o Pará realize uma grande conferência, com a participação de toda a sociedade, especialmente dos segmentos juvenis. Ana Júlia lembrou o descaso do Governo anterior com a situação da juventude e apontou o projeto político aplicado por Almir Gabriel, Simão Jatene e CIA como grandes responsáveis pelos altos índices de desemprego, falta de acesso à educação e formação profissional da juventude no estado; enfatizou os lamentáveis números da criminalidade no Pará, onde mais da metade da população carcerária é de jovens e todos os dias se vêem notícias nos jornais de jovens vítimas de assassinato e os mais diversos tipos de violência.



 
A expectativa é de reunir em torno de 20.000 jovens em todo processo da conferência de todas as regiões do estado e segmentos de juventude. A Conferência Estadual está marcada para o período de 14 a 16 de março de 2008, ainda sem local definido.


 


De Belém,
Maíra Nogueira