SP: prefeito de Barra Bonita e vereador de São Bernardo entram no PCdoB
Importantes quadros da política paulista ingressaram no PCdoB nesta quinta-feira (4). Um deles é o prefeito de Barra Bonita, Padre Mario Donizete. Com cerca de 40 mil habitantes, a cidade fica na região oeste do estado e é conhecida por sua beleza, pot
Publicado 05/10/2007 20:28
Padre Mário iniciou a militância política na década de 80, nas lutas pela redemocratização e ligado às correntes progressistas da igreja católica, atuando nas comunidades eclesiais de base. Também participou de movimentos de trabalhadores rurais, em particular os do corte da cana -fica na cidade a Usina da Barra, maior produtora de açúcar do mundo.
Segundo o prefeito, o ingresso no PCdoB veio a partir da relação política com o deputado federal Aldo Rebelo, que trabalhou por recursos e melhorias para a cidade. Padre Mário também reconhece outra afinidade com o PCdoB: ''conheço bem a militância do partido e são pessoas comprometidas com os trabalhadores e as camadas sociais mais empobrecidas, assim como toda minha trajetória eu fui ligado''.
Para Benedito Aparecido Destro, chefe de gabinete do prefeito e presidente da comissão provisória do PCdoB local, a entrada no Partido representa a ''manutenção dos nossos ideais de liberdade. A própria vitória do Padre representou esse sonho, pois trouxe uma política mais avançada para a cidade, qualificando a mão de obra, buscando desenvolver outros potenciais da cidade, principalmente através do investimento em educação''.
Eleições 2008 em Barra Bonita
''As perspectivas são muitos boas para a eleição. Vamos ganhar, sim'', diz o prefeito quando questionado sobre as possibilidades de reeleição.
A tentativa, segundo Benedito, é reproduzir no município a aliança com partidos do campo que constituiu o Bloco de Esquerda, o PSB e o PDT, e não está descartado o apoio mesmo do PT, legenda anterior de Padre Mário.
Vereador em São Bernardo
Outro importante novo filiado ao PCdoB é José Walter Tavares, de São Bernardo do Campo/SP, o primeiro vereador comunista da cidade, conhecida por ser o berço político do presidente Lula.
O ato de filiação contou com a presença dos membros do Comitê Estadual, Nivaldo Santana, Tadeu Ribeiro, Rodrigo de Carvalho e Vânius Oliveira, membros do PCdoB da região Pascoal Carneiro (de santo André, que também é membro do CC), vereador Laércio Soares (Diadema) e Jander Varela (São Caetano do Sul).
Tavares é natural de Magda, interior de São Paulo. Formou-se em Administração de Empresas e atua no comércio varejista. Exerce o cargo de vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista do ABC, em Santo André.
De perfil conciliador, Tavares exerce o terceiro mandato de vereador, sendo o quarto parlamentar mais votado na eleição de 2004, com 7.610.
O PCdoB de São Bernardo do Campo consolidou a filiação de 83 novos militantes neste período. Segundo o presidente municipal do partido, André Marzola, os comunistas se consolidaram com uma alternativa política consistente na cidade. ''O PCdoB abriu espaço para amplas filiações, sem perder a identidade política e ideológica. É um salto quantitativo e qualitatvo para intervir com mais força no quadro político local'', afirmou Marzola.
O PCdoB também se incorporou a uma frente política composta pelo PPS, PSC e PSDC, para o processo sucessório de 2008. Entre os possíveis pré-candidatos da frente, está o ex-secretário municipal de Obras, Otávio Manenti (PPS).
Com as novas filiações, o PCdoB deve optar por chapa própria para a Câmara Municipal, com chances reais de atingir o quociente eleitoral e eleger uma bancada representativa na cidade.
De São Paulo,
Rodrigo de Carvalho e Fernando Borgonovi